Seminário discute gestão em saneamento

O exemplo da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi apresentado a dezenas de empresários, engenheiros e servidores da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), na quarta-feira (16), na sede da FIERGS. O Seminário Técnico sobre Saneamento mostrou como a empresa mineira tornou-se um exemplo de gestão no Brasil, com cerca de 600 concessões, sem perda há mais de 15 anos, num Estado que tem em torno de 80% do esgoto tratado, enquanto o Rio Grande do Sul tem apenas 30% . "Os gaúchos precisariam investir mais de R$ 1,3 bilhão anuais até 2020 para universalizar o atendimento em saneamento", estimou o coordenador do Grupo Temático de Saneamento do Conselho de Infraestrutura da FIERGS, Alexandre Beck de Souza.

O vice-presidente da Copasa, Luiz Otávio Valadares, explicou que o grande salto da companhia aconteceu em 2003, quando abriu o capital, para em 2005 realizar o IPO na Bovespa. Em 2006, por exemplo, o governo de Minas Gerais detinha 85% do controle acionário da empresa. Hoje, detém 53%. "Nós nos preparamos para isto e agora temos um corpo funcional com participação direta nas metas e nos resultados, o que deixa a todos mais comprometidos e motivados", comentou, ressaltando que a estatal foi eleita a melhor empresa do Brasil pelo jornal Valor Econômico, superando outras mil concorrentes de todos os setores da economia.

Esta mudança radical de gestão, com um planejamento estratégico consistente e resultados com crescimento da receita operacional de 14% ao ano, permitiu ainda que a empresa criasse subsidiárias para a área de irrigação, para o envasamento e a comercialização de água mineral e para o fornecimento de água com subsídio à região norte de Minas Gerais, com pouco desenvolvimento econômico. "É o que o Rio Grande do Sul precisa aprender. Nós temos um ótimo IDH e um dos piores índices de tratamento de esgoto do País. Foi importante esta visita e esta palestra para que possamos começar aqui o que já foi feito lá", ressaltou o coordenador do Conselho de Infra-estrutura da FIERGS, Ricardo Lins Portella Nunes.

Publicado quinta-feira, 17 de Junho de 2010 - 0h00