Você está aqui

Senai-RS oferece pós-graduação de Planejamento Ambiental

A Faculdade Senai de Tecnologia lança o novo curso de pós-graduação Planejamento Ambiental, em parceria com o Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai e Instituto Venturi. O novo curso tem como público alvo pessoas graduadas e com interesse em ampliar suas perspectivas profissionais nesta área. São 398 horas aula obrigatórias, além de 80 horas opcionais. As inscrições seguem até 11 de maio.

O currículo é integrado por disciplinas que compõem um conjunto inter-relacionado de conhecimentos e atividades teórico-práticas, proporcionando ao aluno a vivência do processo de gerenciamento da gestão ambiental, inclusive na área de Telecomunicações. A intenção é oferecer uma formação multidisciplinar, de visão global e sistêmica, propiciando ao aluno conhecimentos sobre fatores físicos, naturais e socioeconômicos de grande importância para o Planejamento Ambiental na escala urbana e territorial. Capacita o aluno a traçar diretrizes, planos, normas, programas e projetos para estabelecer as melhores práticas de gestão nos setores público e privado nas áreas de meio ambiente.

Com 30 vagas, o especialista formado será capaz de traçar diretrizes, planos, normas, programas e elaborar projetos em relação ao uso, controle e proteção ao ambiente. Também tem condições de sugerir alternativas para a melhoria do processo, do produto e do serviço contemplando aspectos de administração, controle e monitoramento das propostas pelo planejamento, possuindo competências para coordenar equipes na implantação de soluções tecnológicas, inovadoras e ambientalmente adequadas. Poderá ainda propor melhorias em Plano Diretor Urbano, evitando conflitos futuros no zoneamento ecológico e econômico e ainda aplicar métodos de identificação e valoração de impactos ambientais.

Também terá condições de gerar e interpretar mapas com imagens de sensoriamento remoto, aplicar ferramentas e programas de geoprocessamento para representar tematicamente os problemas ambientais de forma integrada nas suas diversas dimensões; gerenciar processos produtivos com a visão da melhoria da eficiência, aplicando técnicas de produção mais limpa, buscando redução de custos e ganhos ambientais. O novo profissional será capaz de criar estratégias de crescimento e desenvolvimento para a organização, com base nas exigências ambientais legais e do mercado consumidor; de contribuir para o desenvolvimento do planejamento estratégico e prospecção do mercado nacional e internacional, com base no desenvolvimento sustentável e promover, na educação, competências que possibilitem a prática do aprendizado sobre biodiversidade, interdependência e princípios da sustentabilidade.

Mais informações pelo telefone: (51) 3347-8400.

Publicado segunda-feira, 29 de Março de 2010 - 0h00