Seminário discute Relações de Trabalho no Brasil

Representantes de diversos segmentos industriais do Rio Grande do Sul participaram, nesta segunda-feira (22), do seminário Relações do Trabalho, realizado na sede da FIERGS, em Porto Alegre. O palestrante sobre o tema foi o gerente executivo da Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria, Emerson Casali.

Redução da jornada de trabalho, terceirização e insalubridade foram os principais temas abordados. Segundo Casali, é preciso que o setor empresarial saiba distinguir o ambiente de produção do ambiente de negócios e focar ações práticas de atuação neste segundo ponto. "No caso da produção, há um controle completo por parte da empresa, mas o mesmo não acontece em relação aos negócios. Portanto, é preciso atenção neste aspecto", explicou.

Ao aprofundar questões técnicas dos temas, Casali ressaltou que a coesão social é fundamental para que se crie um clima harmônico nas relações de trabalho. "Nossas leis são inadequadas e burocráticas, o que inibe a convergência de interesses entre setores distintos da sociedade", completou.

O evento foi realizado pelo Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social da FIERGS (Contrab). O coordenador do Conselho e vice-presidente regional do CIERGS, César Rangel Codorniz, ressalta a importância do tema para as empresas. "Diariamente surgem aspectos novos nesta área. Precisamos estar atentos. A própria redução da jornada de trabalho é um exemplo", comentou.

Publicado Terça-feira, 23 de Março de 2010 - 0h00