Você está aqui

Gaúchos conquistam 14 medalhas na Olimpiada do Conhecimento

O Rio Grande do Sul brilhou neste domingo na cerimônia de premiação da Olimpíada do Conhecimento e do World Skills Americas 2010, no cais do Porto do Rio de Janeiro. Os alunos do Senai-RS e Senac-RS conquistaram 14 medalhas da maior competição de ensino profissional da America Latina.

O Senai-RS participou da disputa em 36 ocupações industriais e o Senac-RS em outras cinco modalidades área de serviços. As medalhas de ouro do Estado vieram nas ocupações de Joalheria, Mecânica de Refrigeração, Confecção de Calçados e Cabeleireiro. A prata foi conquistada em Mecatrônica, Mecânica de Manutenção, Manufatura Integrada, Cozinha, Maquiagem e Técnica em Enfermagem. O bronze veio nas ocupações de Fresagem, Polimecânica, Instalaçôes Elétricas Industriais e Mecânica de Precisão.

As ocupações industriais em que o Senai-RS conquistou o ouro são redutos consagrados dos competidores gaúchos. O jovem Augusto César Scarpini, da Agencia de Educaçao Profissional de Guaporé, manteve a tradição com uma atuação impecável. "Nunca em nenhum dos meus treinamentos eu consegui um desempenho tão bom como o que eu tive aqui. Foi espetacular", afirmava, enquanto comemorava com Lucas Renan Spiering e Geferson Rodrigues de Moura, os vencedores nas modalidades de Confecçao de Calçados e Mecanica de Refrigeraçao, respectivamente.

Segundo as regras da competição, a vaga no World Skills International 2011, em Londres, que reúne os concorrentes de todo mundo, vai ser decidida em uma nova avaliação que reunirá os primeiros e segundos colocados de cada modalidade. "Toda esta gurizada esta de parabéns. Deram o melhor de si e o Rio Grande do Sul mantém sua tradição de talento no trabalho que tem feito", comentou Claiton Costa, coordenador técnico da equipe gaúcha. A delegação deve desembarcar no aeroporto Salgado Filho por volta das 19h45min desta segunda-feira.

Veja a lista dos premiados do Senai-RS:

OURO

Joalheria − Augusto Cesar Scarpini − AEP Senai Guaporé - Guapore

Mecânica de Refrigeração - Geferson Rodrigues de Moura − EEP Visconde de Mauá − Porto Alegre

Confecção de Calçados - Lucas Renan Spiering - CT do Calçado Senai − Novo Hamburgo

PRATA

Mecânica de Manutençao − Erick Scchiavo − EEP Senai Nilo Peçanha − Caxias do Sul

Mecatrônica − Christian Alessi e Maicon Pasin − Centro Tecnológico Mecatrônica Senai − Caxias do Sul

Manufatura Integrada − Lucas Quoos, Luis Oscar Leite Lopes, Andrey Arboite Carmejo - Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão Senai − São Lepoldo

BRONZE

Fresagem − Diego Angeli − AEP Senai Garibaldi − Garibaldi

Polimecânica − Ewerton dos Santos França − CEP Senai A. J. Renner - Canoas

Instalações Elétricas Industriais − Eduardo Marchy − CEP Senai Lajeado - Lajeado

Mecânica de Precisão - Mateus de Souza Gonçalves - Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão Senai − São Lepoldo

Publicado segunda-feira, 15 de Março de 2010 - 0h00