RS no centro tecnológico mundial

Ao participar da inauguração do Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), na sexta-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou que um empreendimento deste porte mostra que "o Brasil voltou a gostar e a acreditar no Brasil. A gente não acreditava, não apostava na gente". Além de Lula, a cerimônia oficial contou com a presença da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; e dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Justiça, Tarso Genro; da Comunicação Social, Franklin Martins; e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Lula dirigiu-se ao presidente da FIERGS, como representante dos industriais gaúchos, pedindo que trabalhe junto com o governo federal para convencer os empresários a acreditarem mais na inovação. Segundo Lula, o governo vai lançar uma segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, uma espécie de PAC 2, mais ousado e voltado à Ciência e Tecnologia. O presidente da República destacou ainda que o Brasil só poderá se tornar competitivo nesta área se voltar apostar na formação de engenheiros, o que vinha sendo deixado em segundo plano nos últimos anos.

Dilma Rousseff salientou que, a partir da inauguração do Ceitec, "o Brasil marca um encontro com o futuro". "Rompemos uma barreira e, em vários setores, teremos agora capacidade de transferir tecnologia". Ela lembrou, ainda, o esforço realizado pela FIERGS para viabilizar o empreendimento, e o trabalho conjunto firmado pelo setor privado, os institutos de desenvolvimento tecnológico e a rede de instituições de ensino e pesquisa.

Para o ministro Sérgio Rezende, vale destacar o fato do Ceitec ser uma empresa de concepção e projeto brasileiros, e tratar-se da primeira fábrica de semicondutores da América Latina. O presidente da estatal, Eduard Weicheselbaumer, apresentou alguns dos projetos já desenvolvidos pelo Ceitec, como o chip para rastreabilidade bovina (chip do boi) e o de modulação para o sistema brasileiro de TV Digital. Entre os produtos futuros a serem implantados estão chips de identificação para passaporte, carteira de identidade e carteira do SUS.

"Numa visão de futuro, a FIERGS trabalhou na

campanha da inovação no ano passado. Acreditamos

que as empresas que inovarem mais terão

possibilidades de crescer mesmo diante das dificuldades.

O Ceitec é uma mostra de que é possível

alcançar um objetivo quando toda a comunidade e

o Estado se unem", disse o presidente da FIERGS,

Paulo Tigre, ao final da cerimônia.

O governo federal investiu mais de R$ 400 milhões no Ceitec, companhia pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia localizada em uma área de 5,6 hectares, em Porto Alegre. A capacidade de produção da Ceitec vai variar de 50 milhões a 100 milhões de chips por ano, dependendo da dimensão de cada um.

Publicado sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010 - 0h00