IEL-RS investe em ações de estímulo à inovação e educação empresarial

Em 2010, o IEL-RS vai dar sequência às ações na área de inovação, além da educação empresarial. "O 3º Congresso Internacional de Inovação e a relação com a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) são algumas atividades que ocorrerão em 2010", destaca a superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban. Ela salienta ainda a atenção que será dada aos programas como o Educação Executiva IEL-Líderes para um Mercado Global, em parceria com a Wharton School (University of Pennsylvania), que será de 8 a 10 de abril, em Bento Gonçalves. "Também reforçaremos as atividades de propriedade intelectual", ressalta.

Além do 3º Congresso Internacional de Inovação, estão previstos para o próximo ano outros projetos e eventos, como pesquisa setorial das indústrias de alimentação do RS, Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde, Projeto Ração Funcional e Projeto Cana-RS (Embrapa). Também terão atenção a Maratona de Empreendedorismo, curso Empreender − Extensão Universitária, projeto Cine Empreendedor, Rede de Tecnologias Empreendedoras Sesi, projeto Mais Etanol Mais Alimento e o Meeting de Educação Previdenciária.

Na área de Educação Empresarial estão previstas ações de Capacitação em Gestão e Estratégias da Inovação para MPE´s, Capacitação de Lideranças Empresariais e Associativas, Capacitação de Lideranças Sindicais em temas, desenvolvidas pela CNI, Gestão de Alta Performance para empresas do Polo Naval, Gestão de Alta Performance para empresas APLs Eletroeletrônico, Programa de Capacitação para Internacionalização de Empresas, Programa de Alinhamento Estratégico na Gestão de Projetos, Capacitação para Financiamento de Projetos Inovadores e Programas de Inovação Aberta, Estratégias e Inovação em Novos Mercados e Seminário Executivo Internacional Dominant Desing.

Para o próximo ano, IEL realizará ainda cursos a distância, Programa de Trainee, Workshops para Estudantes e Professores, Fórum para discussão do Sistema Estágio, Workshops/ Palestras em Escolas Técnicas e Empresas, Criação de Postos de Atendimento, além do Programa Bolsas Bitec e do Fornada de Talentos.

Um ano de resultados positivos

O IEL apoiou em 2009 o trabalho pela regulamentação da Lei Estadual de Inovação. Foram 37 ações para a competitividade e inovação em 91 cidades gaúchas, abrangendo 6,75 mil participantes. Os destaques foram o 2º Congresso Internacional de Inovação, o Projeto Pappe-Subvenção Econômica − Consórcio FIERGS/IEL/Sebrae-RS/ SCT e Fapergs, e o 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil − EUA 2009, sediado na FIERGS.

Já a área de Educação Empresarial teve, em 2009, 1.780 inscrições em eventos ou matrículas em cursos. Destacam-se o Fórum de Economia, o Meeting de Economia, o III Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde, a Capacitação em Gestão para Internacionalização de PME´s − Semana de Cooperação Brasil-Alemanha , a IX Conferência ANPEI − "A inovação sustentando sua empresa e seu Planeta", e o Programa de Desenvolvimento Associativo − PDA.

Outro ponto alto do ano foi o Programa IEL de Estágios e Bolsas, que trouxe à sede da FIERGS o professor Silvio Meira para abordar a "Criatividade, Inovação e Empreendedorismo de uma Sociedade em Rede". O projeto Fornada de Talentos, que prepara estagiários para padarias, teve 60 jovens treinados em Caxias do Sul. O programa também instituiu premiação ao Bolsas Bitec, cujo vencedor participou da etapa nacional.

Publicado quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009 - 0h00