Região Noroeste debate demandas de comércio exterior

A reunião de interiorização do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS na Região Noroeste foi realizada na sexta-feira da semana passada, na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Panambi. Foi o quarto encontro realizado desde 2008. Os demais ocorreram nas regiões da Serra, Fronteira, Sul e Noroeste. Entre os objetivos da interiorização está o de fortalecer o diálogo com entidades e empresas do interior do Rio Grande do Sul e deslocar as discussões com a finalidade de identificar temas estratégicos e demandas regionais sobre o comércio exterior e relações internacionais. A Região Noroeste gaúcha é responsável por 5% (aproximadamente US$ 900 milhões em 2008) das exportações gaúchas. Os principais municípios exportadores são Horizontina, Erechim, Santa Rosa, Passo Fundo, Santo Ângelo e Frederico Westphalen.

Além das reuniões entre empresários e lideranças locais, que contaram com a presença, entre outros, do coordenador do Concex, Cezar Müller; do vice-presidente regional do CIERGS, Bruno Fockink; do prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym; do deputado estadual Pedro Westphalen e do presidente da ACI de Panambi, Martim Zachow, ocorreram visitas às empresas Brunning e Fockink.

Publicado sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009 - 0h00