Lançado programa para qualificação de portadores de deficiência

Para combater o preconceito e reconhecer a igualdade de todos, incorporando como valor e prática nas indústrias do Rio Grande do Sul, o Sistema FIERGS lançou, na quarta-feira, o Programa de Qualificação Profissional, Elevação da Escolaridade e Valorização do Lazer Esportivo das Pessoas com Deficiência. Sob coordenação da Gestão de pessoas (Gepes) da entidade, o programa vai oferecer cursos de qualificação profissional na área de auxiliar administrativo nas escolas do Senai-RS. Serão quatro turmas por ano com capacidade para 20 alunos cada.

Já o Sesi-RS disponibilizará vagas nos cursos de escolarização em Ensino Fundamental e Ensino Médio em educação a distância em seus nove polos no Estado. A parceria entre o Sesi-RS e o Senai-RS para a execução do programa foi oficializada durante o evento, com a assinatura de um Protocolo de Intenções. "Queremos contribuir para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades e descubram suas potencialidades para enfrentar os desafios do mercado de trabalho", disse superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa. Já o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa destacou que "o Senai tem a responsabilidade social como princípio norteador de suas ações e o programa tem o mais alto sentido humano".

O evento teve ainda a palestra sobre a importância da qualificação profissional e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A auditora fiscal do Trabalho, Ana Maria Machado Costa, destacou que a indústria é o setor da economia que mais contrata pessoas com deficiência (47,74%). Um levantamento revela que, em 2007, apenas 0,8% dos vínculos formais no Estado eram de portadores de deficiência. Destes, 67,33% eram homens e 32,67% mulheres. "Este número revela que existem questões sociais que devem ser refletidas", avaliou. A auditora apresentou o projeto de incentivo à aprendizagem de pessoas com deficiência, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. "Já houve um avanço, mas ainda temos o desafio de incluir pessoas com deficiências mais severas e é esse o nosso objetivo", concluiu.

Seminário

Mostrar as potencialidades profissionais das pessoas com algum tipo de deficiência é a pauta do II Seminário do Programa Incluir, promovido pelo Sistema FIERGS. O evento ocorrerá no dia 8 de outubro, das 8h30min às 17h30min, na sede da entidade, em Porto Alegre, e as inscrições são gratuitas. A iniciativa é voltada para representantes de empresas, profissionais de Recursos Humanos e de instituições que atendem pessoas com deficiência.

Estão programadas palestras com profissionais que são referências na superação das limitações, suas e de outras pessoas, e conquistaram um lugar de destaque no mercado de trabalho e na comunidade. Também haverá apresentação de empresas sobre a experiência na contratação de trabalhadores com deficiência.

As inscrições para o II Seminário são gratuitas e já estão abertas. Os interessados deverão inscrever-se previamente através do e-mail sesirs@sesirs.org.br e informações no telefone 0800 51 8555. As vagas são limitadas.

Publicado quinta-feira, 24 de Setembro de 2009 - 0h00