Organismo de certificação de produtos do Senai-RS é acreditado pelo Inmetro

O Senai-RS Certificação recebeu esta semana a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) como Organismo de Certificação de Produtos (OCP), tendo como primeiro produto do seu escopo o "Pino-rei para Veículo Rodoviário Destinado ao Transporte de Cargas e Produtos Perigosos". O Senai-RS Certificação, primeiro OCP da instituição, está sediado em Caxias do Sul junto ao Centro Tecnológico Automotivo. Sua criação foi realizada através de projeto incentivado pelo Departamento Nacional do Senai.

"A certificação é um serviço que reconhece formalmente que produtos de empresas e instituições estão em conformidade com determinadas normas e padrões estabelecidos por organismos especializados. Este é mais um serviço que o Senai-RS está disponibilizando para as empresas e que, em breve, abrangerá outros produtos", afirmou o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa.

Produto

O Pino Rei é uma espécie de encaixe que garante a ligação entre a carreta e o caminhão. Quando um caminhão puxa a carreta, todo o peso da carreta durante os movimentos incide diretamente no Pino Rei. Um pino rei danificado, trincado, ou não revisado pode causar acidentes com a carreta, como por exemplo, soltá-la do caminhão, perdendo seu curso.

Publicado sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 - 0h00