Parceria possibilita novo apoio aos exportadores gaúchos

"A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul é o balcão para as empresas gaúchas e nosso desafio é buscar sempre as melhores oportunidades de negócios. Com esse suporte da Apex poderemos auxiliar ainda mais as empresas exportadoras do Rio Grande do Sul. Os setores produtivos, as entidades empresariais e os governos precisam atuar em sintonia para potencializar esforços e alcançar bons resultados para a economia do País", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na inauguração da primeira unidade da Agência de Promoção das Exportações e dos Investimentos (Apex-Brasil) no Estado realizada nesta terça-feira (7), na sede da entidade. O novo núcleo de apoio une forças aos serviços já prestados pela Rede de Centros Internacionais de Negócios da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o objetivo de auxiliar as empresas no inicio do processo de internacionalização e ampliação de suas exportações.

Com sede na FIERGS, a iniciativa tem como meta eliminar as dificuldades para as exportações de produtos e serviços. "As Unidades de Atendimento da Apex-Brasil complementarão a gama de serviços de inteligência e promoção comercial que a Rede CIN presta às pequenas e médias empresas. A iniciativa vai oferecer serviços de consultorias, diagnósticos, identificação de mercados e programas de capacitação empresarial", explicou o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes.

Já o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, destacou que "o objetivo das Unidades de Atendimento é aproximar as empresas nacionais do comércio exterior. Seja ela uma empresa não-exportadora ou uma exportadora em fase inicial". Nos próximos meses os Estados do Ceará, Fortaleza, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina também receberão um núcleo da Apex e a meta é que todos sejam atendidos até o fim do ano.

Publicado Terça-feira, 7 de Abril de 2009 - 0h00