Seminário discute soluções para a instabilidade financeira

"Apesar da turbulência econômica mundial, 53,5% das micro e pequenas empresas gaúchas devem fazer investimentos em 2009. Esse dado comprova que podemos e devemos utilizar a atual situação financeira para reavaliar estratégias e ampliar projetos inovadores, capazes de transformar a crise em um momento de oportunidades‘‘. A afirmação é do presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Paulo Tigre, na abertura do Seminário Tempo de Agir e Criar Oportunidades, que teve a participação de 250 empreendedores, na quarta-feira. O evento, realizado na Universidade Sebrae de Negócios (USEn), em Porto Alegre, teve como foco a busca de soluções práticas para superar momentos de instabilidade financeira, utilizando como base dados uma pesquisa realizada pela entidade junto a 600 micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul.

O estudo, aplicado entre empreendimentos de diversos segmentos do Estado durante os meses de fevereiro e março de 2009, aponta que grande parte dos empresários mantém expectativas positivas de desenvolvimento econômico. "Mais de 50% das MPEs consultadas demonstram que este será um ano de crescimento. Com relação ao País, levando em consideração as medidas adotadas pelo governo federal para minimizar os efeitos da crise, a pesquisa revelou que 43,2% dos empreendimentos gaúchos acreditam na estabilidade", acrescentou Tigre.

O seminário contou ainda com uma mesa-redonda entre o palestrante Marco Aurélio Bedê e economistas gaúchos da Federasul, Fecomércio, Farsul e FIERGS, além da palestra do jornalista e escritor Luciano Pires, com o tema "A Fórmula da Inovação".

Publicado quarta-feira, 25 de Março de 2009 - 0h00