FIERGS lança Missão Hannover 2009

Interessados em participar da Missão empresarial à Feira de Hannover 2009, promovida pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio da Rede CIN, e coordenada pela FIERGS, assistiram ao seminário "Lançamento da Missão Hannover 2009: Em Busca da Inovação". O encontro foi intermediado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e apresentou detalhes sobre o evento que ocorre entre os dias 20 e 24 de abril, na Alemanha.

Marcada por uma grande diversidade de soluções e produtos tecnológicos, a feira reúne empresários que buscam expor produtos e prospectar novos negócios. Em 2008, cerca de 5,1 mil expositores de 60 países estiverem presentes no evento, e 3,2 milhões de contatos de negócios foram realizados. Nessa grande oferta, destacam-se as empresas focadas na inovação. Mario Sérgio Salerno, chefe do Departamento de Engenharia da Escola Politécnica da USP (POLI/USP), afirmou durante o seminário que a diferenciação é fundamental para o bom desempenho de vendas. "Existe a tendência do departamento de marketing das empresas, ao ser consultado sobre produtos novos, dizer não para aquilo que ainda não existe. Mas para quebrar qualquer paradigma, é necessário que as empresas percebam que a inovação começa com uma visão interna", disse.

Segundo Salerno, existem três categorias de empresas: aquelas que abrem trajetória tecnológica mas não de mercado, as que não se diferenciam e têm produção maior, e aquelas que são especializadas em produtos padronizados para alcançar custos menores e disputar pela categoria preço, o que é comum no Brasil. Nesse caso, encontram a China como um forte concorrente. "Para inovar, o empresário precisa estar ciente que deverá realizar mudanças em toda a sua estratégia coorporativa, e que deve pensar, também, no processo como um todo, incluindo aspectos como organização, marca, distribuição e serviço", comentou.

A missão empresarial ocorrerá entre os dias 17 e 26 de abril, e contará com a colaboração dos CINs do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Informações junto ao CIN de cada Federação ou pelo site www.cinrs.org.br.

Publicado sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009 - 0h00