Você está aqui

Esporte e Cidadania realiza mais de 20 mil atendimentos no Estado

Foram mais de oito horas de esporte, cultura, lazer e atendimentos de saúde no Centro Esportivo do Sesi, em Caxias do Sul. O Esporte e Cidadania, uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Rede Globo, que ocorreu no sábado em 26 Estados do País, proporcionou mais de 20 mil atendimentos gratuitos no Rio Grande do Sul.

O Centro Esportivo do Sesi abriu seus portões para receber a população da cidade. Na ampla área, crianças, jovens e adultos tiveram à disposição brinquedos infláveis; modalidades esportivas como futebol, bolão, handebol, atletismo e xadrez; mateada, oficina de leitura, dança de salão, teatro de bonecos e o Cozinha Brasil, entre outros.

O público também pôde assistir a apresentações de dança e de basquete entre cadeirantes.

Uma atração especial foi a Olimpíada Colonial, que desde 1994 é realizada na Festa da Uva da cidade. Nela, os competidores disputaram provas peculiares: arremesso de queijo, no qual o objetivo era jogar um queijo de um quilo o mais longe possível; fazer a maior quantidade de bíguli (massa caseira) em um tempo determinado, debulhar milho, correr de carriola. "O Sesi está muito empenhado para que pessoas de todas as idades tenham acesso ao esporte, à educação e à qualidade de vida", destacou o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa.

"Através do esporte conseguimos diminuir as diferenças sociais e nos desenvolvemos como cidadãos", disse o gerente comercial da RBS TV − afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul − e do jornal Pioneiro, em Caxias do Sul, Marcelo Fabris.

Acompanhada da filha Sara, de 4 anos, e da irmã Edna, Eliliane Valtrique foi uma das primeiras a chegar ao local, na manhã de sábado. Antes de Sara começar a aproveitar as dezenas de brinquedos infláveis à disposição, a menina não deixou de passar na tenda do Sesi Vita, na qual teve uma orientação de como escovar os dentes. "É a primeira vez que participo, gostaria até que ocorresse mais vezes esse tipo de evento", afirmou Eliliane, que aproveitou para fazer testes de glicose e de visão.

Quem participou do Esporte e Cidadania também pôde conviver por algumas horas com ex-jogadores do futebol de Grêmio e Inter, como os meias Jair e Jurandir, os atacantes Alcindo e Flecha e o zagueiro Cedenir. Os antigos ídolos da dupla Gre-Nal das décadas de 60 e 70 realizaram um amistoso contra uma selação de veteranos das indústrias de Caxias.

Publicado segunda-feira, 10 de Novembro de 2008 - 0h00