Porto Alegre mostra programa de parceria com iniciativa privada na Expo Shanghai

A participação de Porto Alegre na Expo Shanghai 2010, que terá como tema "Cidade Melhor, Vida Melhor", foi oficializada nesta terça-feira (16), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. O Programa Governança Solidária Local da prefeitura da Capital foi classificado para o evento chinês na categoria "Melhores Práticas Urbanas". De acordo com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, será uma oportunidade de intercâmbio entre empresas privadas e os setores públicos, "mostrando que é possível atuar em harmonia, integração e complementariedade".

A capital gaúcha e São Paulo serão as únicas representantes da América do Sul na exposição. "Shanghai vai mostrar a nova China ao mundo e oportunizar que outras cidades apresentem sua cultura e sua economia", disse o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing. "Temos orgulho de Porto Alegre ter sido escolhida entre tantas outras", afirmou o prefeito em exercício, Eliseu Santos, explicando que o Programa Governança Solidária Local foi implementado por intermédio de convênio de cooperação internacional com a Unesco, firmado em 2005.

A secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, apresentou os detalhes da proposta selecionada para a Expo Shanghai. "O diferencial é o enfoque na articulação conjunta entre poder público, sociedade e iniciativa privada. Por meio deste modelo é estimulada a participação dos cidadãos para buscar a solução dos problemas". Paulo Tigre destacou que na FIERGS é cultivado o conceito de união em torno de objetivos maiores. "Por isto, a nossa bandeira é o desenvolvimento, o que pressupõe a inescapável inserção internacional da economia do Rio Grande do Sul".

A inscrição da cidade na exposição mundial ocorreu em janeiro. No total, o processo seletivo ocorreu entre 106 projetos, representando 87 cidades, sendo que 55 foram selecionadas. Porto Alegre ocupa a 22ª colocação. A capital do Rio Grande do Sul terá um espaço com 206 metros quadrados, próximo aos estandes das cidades alemãs de Düsseldorf e Freiburg, e de Moscou.

A 47ª exposição mundial ocorre entre 1º de maio e 31 de outubro de 2010 e será a primeira edição com foco nos centros urbanos e no desenvolvimento local. Shanghai, o maior centro econômico da China, destinará uma área de 550 hectares para sediar a apresentação dos projetos selecionados, cinco vezes maior do que a edição ocorrida há oito anos, em Lisboa. É esperado um público de 70 milhões de pessoas no período de realização da exposição. Até o momento, 174 países e 37 organizações internacionais confirmaram participação.

Publicado Terça-feira, 16 de Setembro de 2008 - 0h00