Você está aqui

Crescimento do PIB é recebido com otimismo pela indústria

Presidente da FIERGS avaliou o desempenho da economia

O crescimento de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2007, foi recebido com otimismo pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). "O resultado é muito positivo, pois indica que a economia brasileira continua aquecida, principalmente com o aumento do consumo interno a partir da expansão da massa de salários e do crédito no mercado", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Ao analisar os dados divulgados nesta quarta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tigre destacou que o bom desempenho da economia é também conseqüência da elevação das taxas de investimentos, que atingiram o maior patamar sobre o PIB dos últimos sete anos. De acordo com o IBGE, elas cresceram 16,2% no segundo trimestre, quase três vezes superior ao da economia. No entanto, Tigre alerta que o ritmo ainda é inferior ao necessário para acompanhar a elevação do consumo das famílias e é preciso tempo para que ocorra uma maturação desses investimentos.

O presidente da FIERGS lembrou que a indústria, com crescimento de 5,7% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2007, está trabalhando no seu limite de produção, resultado esse que confirma o elevado nível de utilização da capacidade instalada. "Os dados mostram que o setor industrial atravessa um momento ímpar, e os investimentos serão essenciais para manter essa dinâmica nos próximos anos", salientou o industrial.

Publicado quarta-feira, 10 de Setembro de 2008 - 0h00