Você está aqui

Senai realiza lançamento de livro na FIERGS

Publicação visa a excelência de simulações com borrachas

O Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), lança, no dia 14, o livro Caracterização de Elastômeros para Simulação Numérica. Em parceria com o grupo de Mecânica Aplicada da Ufrgs, o lançamento do encarte ocorrerá durante as IX Jornadas Latino-Americanas de Tecnologia da Borracha, às 15h, no Centro de Exposições da FIERGS.

O uso de elastômeros como material de engenharia, substituindo materiais mais convencionais como aço e alumínio, cresceu abruptamente nas últimas décadas. Isso se deve, em parte, às características únicas das borrachas, mas também na possibilidade de uso de técnicas numéricas. Ao longo de anos, os autores Rogério J. Masczak, Jordão Gheller Jr. e Leonardo Hoss, que também participam de sessão de autógrafos na ocasião, colecionaram análises incorretas de elementos finitos realizadas pelos mais diversos profissionais, notoriamente, pela falta de informação do usuário. A expectativa dos autores é de que o conteúdo, no livro ajude a evitar alguns desses erros.

O encarte tem objetivo de ser utilizado em disciplinas eletivas do último ano de graduação em engenharia e disciplinas de pós-graduação. Mas o objetivo maior é esclarecer os detalhes dos vários modelos constitutivos de borrachas existentes para os usuários de programas de simulação, garantindo que as mesmas forneçam resultados mais confiáveis.

Publicado quarta-feira, 6 de Junho de 2007 - 0h00