FIERGS lança Bolsa de Recicláveis

Objetivo é criar um ambiente para negócios de resíduos industrias

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul lançou a Bolsa de Recicláveis no dia 18 de maio, durante o 1º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, em Porto Alegre, na sede da entidade. O objetivo é torná-la uma referência sobre o meio ambiente para a questão da destinação adequada de dejetos industriais, além de um local de negócios. "Queremos transformar o desperdício em riqueza", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

A iniciativa é o mais novo projeto do Banco de Resíduos, ligado ao Conselho de Cidadania da FIERGS. A Bolsa é um portal na Internet (www.bolsadereciclaveis-rs.com.br), onde as empresas podem oferecer e procurar vários tipos de resíduo industrial, por meio de um sistema de administração e gestão de negócios. Trata-se de um ambiente virtual que busca facilitar a negociação de dejetos entre companhias. Segundo Tigre, o que hoje é colocado fora por uma indústria pode ser aproveitado por outra. "Assim, uma das partes dá um destino adequado para a sua sobra e a outra adquire matéria-prima com um custo menor. E, quem sai ganhando é o nosso meio ambiente", explica Tigre. Já são parceiros da Bolsa de Resíduos os sindicatos das Indústrias Químicas, de Plástico, de Papel e Papelão e de Artefatos de Borracha, além do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) do Senai.

Fornecedores e compradores podem se encontrar e acertar preços e quantidades de produtos de uma maneira facilitada. Por exemplo: uma empresa de logística, que precisa trocar os pneus da frota de caminhões regularmente, vende os pneus usados para uma indústria que utilize esse resíduo como matéria-prima. "Queremos organizar as empresas interessadas, para que elas possam ter uma fonte alternativa de geração de riqueza. É um instrumento que está sendo oferecido para toda a sociedade", explica Tito Goron, presidente do Banco de Resíduos da FIERGS.

O portal prevê três tipos de ambientes: informações livres (prospecção), que serão acessíveis a qualquer pessoa que visite o portal; informações restritas (negócios), destinadas às empresas que estejam cadastradas através de senha, e informações operacionais (administração), restrito aos membros da equipe de gestão da Bolsa de Recicláveis. A Bolsa também vai disponibilizar artigos técnicos, boletins informativos e outras ferramentas que possibilitam um diferencial estratégico para as empresas participantes do projeto.

Publicado sexta-feira, 18 de Maio de 2007 - 0h00