Finep apresenta no RS os programas Juro Zero e Inovar Semente

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Odilon Marcuzzo do Canto, apresentou na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (9), os programas Juro Zero e Inovar Semente. Participaram do evento, além de dirigentes da FIERGS, representantes do Sebrae, da Fecomércio, da Farsul, do BRDE, da CaixaRS, da Fapergs e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

O encontro foi organizado pela FIERGS, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da entidade. "O Rio Grande do Sul tem um grande potencial na área das universidades, mas o desenvolvimento no Estado não está sendo puxado pelo conhecimento. A intenção com estes programas é buscar pré-projetos inovadores para que eles ganhem o mercado", disse o presidente da Finep. Odilon Marcuzzo do Canto afirmou que os parceiros gaúchos se mostraram muito interessados nos dois programas ao final do encontro. "Experiências anteriores de articulação entre entidades do Rio Grande do Sul, como no caso do Pappe Subvenção, demonstram que será possível viabilizar as ações aqui", disse.

Com empréstimos sem juros e pagamento dividido em 100 (cem) parcelas, o Juro Zero oferece condições únicas para o financiamento de micro e pequenas empresas inovadoras, com uma redução drástica de burocracia. Já o programa de capital de risco Inovar Semente busca constituir fundos para investimento na criação de empresas de base tecnológica. A intenção da Finep é buscar os parceiros no Estado.

A Finep anunciou em abril, na FIERGS, que o Estado foi contemplado com R$ 15 milhões do programa Pappe Subvenção, que tem como meta apoiar cerca de 150 projetos de inovação em micro e pequenas empresas gaúchas. Serão R$ 9 milhões da Finep e R$ 6 milhões em forma de contrapartida dos parceiros FIERGS, Sebrae-RS, Fapergs, Farsul e Fecomércio.

Programa Juro Zero

Dirigido às empresas inovadoras, com faturamento anual de até R$ 10,5 milhões, o Programa Juro Zero oferece financiamentos que variam de R$ 100 mil a R$ 900 mil, corrigidos apenas pelo índice da inflação - Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Como não há necessidade de garantias reais, foi criada uma composição alternativa para avalizar o financiamento. Os sócios da empresa proponente vão afiançar 20% do total. Além disso, em cada empréstimo, haverá um desconto antecipado de 3% no valor liberado, dinheiro que criará um fundo de reserva correspondente a 30% do total de financiamentos. Após a quitação do empréstimo, essa taxa será devolvida às empresas. Os 50% restantes serão assegurados por um Fundo de Garantia de Crédito criado pelos agentes locais.

Programa Inovar Semente

O objetivo do Inovar Semente, um fundo de capital de risco, é investir em pequenas empresas de base tecnológica em estágio nascente, muitas ainda dentro de incubadoras e universidades. A meta é beneficiar, em seis anos, cerca de 300 empreendimentos inovadores, com aportes que variam entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

Publicado quarta-feira, 9 de Maio de 2007 - 0h00