Finep anuncia R$ 15 milhões para empresas contratarem doutores

Evento também lançou o Prêmio de Inovação e Tecnologia

Empresas de base tecnológica do Rio Grande do Sul que estejam trabalhando no desenvolvimento de novos produtos terão agora R$ 15 milhões para contratação de mestres e doutores. O anúncio foi feito pelo superintendente da Área de Articulação Institucional da Finep, Carlos Ganem, durante o 4º Fórum Finep de Inovação Tecnológica Região Sul e o Lançamento do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, realizado no dia 16, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). ''Inovação é fundamental para a empresa que quer competitividade'', disse ele. O evento é promovido pela Finep, juntamente com a FIERGS, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e Sebrae-RS.

O presidente em exercício da FIERGS, Humberto Busnello, salientou na abertura do evento, que a entidade defende, promove e estimula a interlocução tecnológica com o exterior. Neste sentido, elencou o que a FIERGS disponibiliza em sua estrutura o Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), o Senai-RS e o Núcleo Regional do IEL. ''Há um circuito de inovação e tecnologia ativado no Sistema FIERGS'', disse ele, destacando que é a condição básica para o desenvolvimento do parque industrial gaúcho.

Os recursos são do Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa (Pappe Subvenção), que será operado pela Finep em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Sul. Inédito no Brasil, o Programa permitirá a aplicação de dinheiro público não-reembolsável em empresas. Além do Rio Grande do Sul, outros 16 estados também serão contemplados com recursos do Pappe Subvenção. No total, serão R$ 265 milhões, dos quais R$ 150 milhões da Finep e R$ 115 milhões a contrapartida dos estados.

A operação nos 17 estados se dará através de editais específicos onde estarão definidas as áreas prioritárias de cada região. Para se candidatar ao financiamento, um dos pré-requisitos é que já esteja em curso na empresa o desenvolvimento de um novo produto. Entre os parceiros estão as federações de Amparo à Pesquisa dos Estados, federações de Indústrias e Sebrae.

O prêmio Finep, que está com inscrições abertas através do site www.finep.gov.br, conta com sete categorias: Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Inovação Social, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inventor Inovador. Em 2006, o Prêmio Finep recebeu 677 inscrições em todo o Brasil, das quais 134 da Região Sul. O Estado do Rio Grande do Sul participou com apenas 38 propostas. Em 2005 foram 67.

Publicado segunda-feira, 16 de Abril de 2007 - 0h00