O Rio Grande do Sul conta com oito Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia estabelecidos no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

A rede nacional de 25 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia foi concebida a partir do incentivo da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento que concentra mais de 150 lideranças das maiores empresas brasileiras, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira articulado pela CNI acontece por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os Institutos foram estabelecidos na estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituição reconhecida por seu trabalho de excelência em educação profissional há mais de 75 anos.

Os recursos que financiam a estruturação da rede vêm do BNDES e do SENAI, que alocaram conjuntamente quase R$1 bilhão na construção e renovação de instalações adequadas à pesquisa aplicada de ponta em todas as unidades.

No estado do Rio Grande do Sul foram investidos aproximadamente 96 milhões em oito Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia que têm como principal objetivo o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira.

Os Institutos oferecem soluções completas em diferentes setores através de serviços de:

• Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação;
  • Consultoria em Tecnologia;
  • Serviços Laboratoriais (Metrológicos).

Foco de Atuação

• Foco em serviços laboratoriais e consultorias
  • Especialização em setores industriais relevantes
  • 58 institutos SENAI de Tecnologia no país