O Encontro Técnico sobre a  Portaria Fepam nº 29/2017, promovido pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) teve como objetivo esclarecer dúvidas e ouvir demandas da indústria. O evento, realizado nesta quarta-feira (10 de abril), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, abordou as exigências de acreditação ou reconhecimento para os laboratórios de análises ambientais.

A chefe da Divisão do Controle de Poluição Industrial da Fepam, Fabiane Vitt, explicou a importância do encontro. “Aqui podemos esclarecer alguns pontos e escutar as dificuldades. A intenção é a partir dessas questões considerar aumentar prazo de algum item da Portaria”, disse ela.  A Portaria Fepam nº 29/2017 fixou o prazo de dois anos (até maio/2019), para que os laudos de análises físicos, químicos e biológicos referentes a quaisquer matrizes ambientais, submetidos à apreciação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), sejam realizados por laboratórios que atendam os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 e com Acreditação pelo Inmetro ou Reconhecimento conferido a laboratórios para os ensaios e calibrações pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul (RMRS).

A coordenadora técnica do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, Lisiane Metz, ressaltou que há também questões que são levantadas por empresas que procuram o Senai. “Há necessidade de maior prazo, mas também de definições técnicas como na amostragem”, destacou. Ela comentou que em alguns casos as amostragens devem ser feitas semanal ou até diariamente, “elevando ainda mais o custo da indústria”.

O evento ainda contou palestra do gerente da Qualidade da Rede Metrológica, Felipe Albano, que abordou a Sistemática de avaliação e reconhecimento de laboratórios pela Rede Metrológica-RS e químico Lucas Zoldan, do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, abordou  A Garantia da Qualidade nas Análises Ambientais.

Veja mais fotos no Flickr

Publicado quarta-feira, 10 de Abril de 2019 - 17h17