A segunda edição do Road Show - Liderando 4.0, realizado na tarde de quarta-feira (22), na Randon, em Caxias do Sul, buscou fomentar a importância deste caminho para alcançar maior competitividade. “Para nós é importante disseminar cada vez mais a manufatura 4.0, no sentido de aumentar a competitividade”, afirmou o presidente das Empresas Randon e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da FIERGS, Daniel Randon.  O evento é uma parceria da FIERGS, por meio do Citec, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).  Randon destacou que o caminho é aproximar toda a informação e as tecnologias, digitalização e dados. “Temos que unir os dados com a automação, conectando informações, e buscar a produtividade,  para que se tenha competitividade não só em nível nacional, mas também em nível global”, disse.

O evento contou ainda com palestra do gerente de Engenharia Industrial das Empresas Randon, Bernardo Soares, que relatou a experiência do grupo com relação à nova revolução industrial. “Primeiramente há o propósito. A partir disto, temos todos os passos que vamos seguir, partindo da informação, da questão da visibilidade da fábrica, passando pelo entendimento das informações, a parte de predição, de tomar decisões antes que os fatos aconteçam, até um ponto futuro, que ainda não chegamos, que é a adaptação automática dos sistemas a esses dados e informações”, assegurou Soares.  O propósito, segundo Soares, é ter ganhos de eficiência, redução de custos e/ou receita adicional.  “Se não tiver estes quesitos, não haverá o próximo passo”, referiu.

O analista do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, Felipe Marcolin, mencionou o que as empresas podem buscar no instituto para chegar na manufatura avançada. “Hoje o Senai está mostrando para as indústrias quais as tecnologias habilitadoras que elas podem aplicar em qualquer tipo de segmento. E elas podem ter ganhos potenciais de competitividade e, logicamente, maior lucratividade com estes investimentos”, ressaltou. Marcolin citou o monitoramento dos processos produtivos como algo simples e que pode prevenir problemas maiores. “Estamos trabalhando a questão de manutenção, de forma preventiva, para que a empresa tenha menos máquinas paradas por questões que poderiam ter sido previstas, além de trabalharmos a questão da conscientização e capacitação e treinamento de forma geral”, assegurou.

Após a palestra do gerente de Excelência Operacional das Empresas Randon, Felipe Mandelli, que apresentou o Case 4.0 Aplicada – Célula Cubos Suspensys, os participantes fizeram uma visita guiada à fábrica.

Publicado quinta-feira, 23 de Maio de 2019 - 15h15