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Sesi com@Ciência reunirá mais de 20 profissionais para refletir sobre o futuro da educação

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realiza a segunda edição da mostra Sesi com@Ciência. A expectativa é reunir mais de dez mil pessoas envolvidas e interessadas em Educação no Brasil. Estarão disponíveis atividades destinadas a diferentes públicos, incluindo pais, alunos, professores, gestores, mantenedores, empresários e representantes do poder público, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 9h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS. O evento 100% gratuito vai promover debates, vivências, apresentações e reflexões sobre a educação do futuro. 

A abertura oficial será realizada no dia 30 de setembro, às 14h. Na sequência, ocorrerá a palestra principal o navegador e empreendedor Amyr Klink, que compartilhará suas vivências de mais de 30 anos em projetos como Travessia do Atlântico Sul a Remo (1984) ainda única no mundo, Invernagem Antártica em solitário (1989) e Antártica com a Família (2006). Palestras, painéis, relatos de casos, oficinas, debates, apresentações artísticas, atividades de interação, como as Oficinas Maker e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, fazem parte da programação. Mais de 20 profissionais brasileiros e internacionais, referências nos mais diferentes segmentos da educação, estarão em Porto Alegre para o evento. "Sem educação, não há inovação e menos ainda se tirará proveito dos potenciais da Indústria 4.0. Precisamos colocar a educação como prioridade da pauta para ajudar a mudar esse cenário", afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

O Brasil está entre as dez primeiras economias do mundo, mas, ao mesmo tempo, ocupa os piores lugares no ranking educacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Debater se os índices educacionais atuais de aprendizagem na Educação Básica possibilitam vislumbrar a manutenção ou crescimento da economia brasileira é o ponto central do painel Educação e Desenvolvimento Socioeconômico, na tarde do dia 30 de setembro. Convidam para uma reflexão sobre o tema a presidente-executiva do movimento nacional Todos Pela Educação, Priscila Cruz; e a especialista em Educação, com ênfase em Gestão, Planejamento e Financiamento de Políticas Públicas e ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul Mariza Abreu. Completa o grupo Paulo Blikstein, professor associado no Teachers College, Columbia University, onde dirige o Transformative Learning Technologies Lab, e líder de projetos de FabLearn – construindo laboratórios avançados de fabricação digital em escolas de ensino fundamental e médio em quatro continentes.

Já o Seminário Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Inovação na Escola vai tratar sobre inovações no currículo escolar brasileiro envolvendo métodos ativos, novas linguagens e pedagogia por projetos. Para falar sobre o assunto, estará o doutor em Informática na Educação pela UFRGS e pós doutoramento na Universidade de Stanford, André Raabe. Ele também é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação e o Grupo de Informática na Educação da Univali. O seminário também envolve o doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em docência em Ensino Básico, Formação de Professores e Avaliação, e diretor executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson.

Experiências de outros países serão compartilhadas no painel Educação Comparada: Promoção da aprendizagem, como alguns países têm enfrentado esse desafio?, na tarde do dia 1º. O psicólogo inglês Adrian Ingham, graduado pela Universidade de Londres e pós-graduado pelo King’s College, defendeu sua tese de mestrado sobre liderança escolar no Brasil. Ele atuou por 25 anos como professor e diretor de escolas em Londres e vem dividir suas reflexões e experiências. Junto com Ingham estará Chim Tse Tsu, que trabalha para a equipe do Pisa for Schools na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, com experiência em mais de mil escolas em todo o mundo e contribuições para diversos ministérios de Educação. Também participa do painel Candido Alberto Gomes, com doutorado em Educação (Ph.D.) pela Universidade da Califórnia e consultor de diversas organizações nacionais e internacionais, entre elas a UNESCO, pela qual tem diversas obras publicadas.

No Seminário sobre formação de professores, dentro do Sesi com@Ciência, também será apresentado o caso de Panambi. Na cidade, o Sesi participa da discussão das bases curriculares e metodológicas do trabalho docente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e os professores nas áreas de Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, que está no segundo ano de trabalho. A iniciativa também tem parceria com a Associação Comercial e Industrial de Panambi. “A metodologia do Sesi-RS é baseada na formação do cidadão de forma integral, ao promover a reflexão e a solução de problemas no contexto em que vivemos, em uma abordagem que considere o raciocínio lógico sem esquecer a importância do desenvolvimento da sensibilidade. Tudo isto dentro do mundo que faz sentido para os estudantes. Enfatizamos as conexões entre o que eles aprendem na escola e suas atividades cotidianas e, mais tarde, no trabalho”, finaliza a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Mais informações e programação podem ser acessadas pelo link www.sesirs.org.br/evento/sesi-comciencia ou pela Central de Relacionamento 0800 51 8555.

Publicado sexta-feira, 13 de Setembro de 2019 - 17h17