A redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, que passou para 5%, anunciada nesta quarta-feira (30) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), é influenciada pela continuidade do processo de queda da inflação e pela recuperação lenta da economia, avalia a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Porém, o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, destaca que o corte dos juros precisa chegar às empresas, pois os acessos aos financiamentos de longo prazo ainda são escassos e têm custos elevados. “Os juros mais baixos são importantes para que a economia possa receber mais estímulos no sentido de retomada da atividade, mesmo que em um ritmo gradual”, disse.

Segundo Petry, a agenda de reformas estabelecida pelo governo federal deve ser mantida e ampliada para que a confiança dos investidores no País aumente. “A aprovação da reforma da Previdência revela um melhor e novo caminho à economia brasileira para o futuro, mas precisamos continuar avançando nas reformas Tributária e Administrativa”, enfatizou.

Publicado quarta-feira, 30 de Outubro de 2019 - 18h18