Você está aqui

Entrega de 300 kits de robótica concretiza atuação do Sesi para qualificar a educação de Panambi

A entrega de 300 kits de robótica educacional para a rede municipal de ensino de Panambi, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (7), no Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria na cidade, consolida o trabalho realizado pelo Sesi na região. O ato é uma nova etapa da iniciativa que começou a ser realizada em 2018, a partir de uma demanda de industriais da região, por meio da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e da Secretaria de Educação e Cultura do Município, que formaram um grupo de articulação em busca da transformação na educação e contaram com a assessoria do Sesi em todo o processo.

A procura pela instituição ocorreu depois de os industriais da cidade conhecerem a proposta metodológica das Escolas Sesi de Ensino Médio. “Essa etapa representa a concretização de um projeto que nasceu há sete anos, com a construção de um modelo inovador de educação, que emergiu primeiramente nas Escolas de Ensino Médio do Sesi. Os resultados alcançados demonstraram que o projeto poderia seguir o seu objetivo principal, que era replicar para outras escolas este modelo, baseado fortemente no uso de ferramentas tecnológicas que aproximam professores e alunos na construção de soluções para problemas reais”, explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. “Panambi foi o grande piloto deste processo e a entrega dos kits de robótica é uma etapa importante na formação dos professores, que, a partir de agora, estarão aptos a aplicar os aprendizados nas salas de aula das escolas do município”, completa.

Nesse período, houve diversas etapas: a construção do Referencial Curricular do município, capacitação dos professores em relação a abordagem metodológica, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional, e ainda as semanas pedagógicas. “O objetivo é formar cada vez mais os alunos, desde a base, para o desenvolvimento do município, o que é importante para a indústria e também para as pessoas, que poderão conseguir empregos melhores se estiverem bem preparadas”, relata Angelin Adams, CEO da Bruning, uma das indústrias apoiadoras do projeto, que também conta com a participação de Kepler Weber, Saur Equipamentos, Tromink e Focknink.

Entrega de kits em Panambi

A secretária de Educação do município, Marlise Rodrigues, explica que a modernização da indústria requer um trabalhador com mais conhecimento. “Essa parceria busca melhorias na educação, visando a um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido”, ressalta. A rede municipal de ensino de Panambi é composta por 12 escolas de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, com mais de 4,5 mil alunos e quase 400 professores, segundo dados da Secretaria da Educação da cidade.

Recentemente, o trabalho foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério de Educação, como referência para todo o Brasil, pois os cadernos de atividades estão disponíveis na plataforma EduCapes. A ideia é transformar o aluno em autor e, consequentemente, um agente transformador, preparado para o mundo do trabalho, globalizado, tecnológico, sensibilizado socialmente e ambientalmente e o professor concebido como profissional que dá sustentação a todo esse processo.

Agora, os kits de robótica vão permitir qualificar as práticas pedagógicas e colocar em ação o desenvolvimento de competências tecnológicas junto aos alunos, com base na capacitação realizada pelo Sesi no município. Os kits são compostos por placas Gogo Board, um dispositivo de hardware de código aberto de baixo custo para robótica educacional. Pode ser usado para construir robôs, medir e registrar dados ambientais, conduzir investigações científicas, criar controladores de jogos, construir instalações interativas de arte, entre outras possibilidades.

EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Além do trabalho em nível municipal desenvolvido em Panambi, outra ação reforça o posicionamento do Sesi-RS e das indústrias gaúchas como propulsores da qualificação da educação do Rio Grande do Sul. Uma parceria da instituição com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e também a Capes na realização da Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, visa qualificar diretores e professores em módulos de gestão escolar, culturas juvenis, projetos e tecnologias, a partir da metodologia das Escolas Sesi de Ensino Médio. Inicialmente, essa capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí. A ideia é compartilhar a metodologia para que possa ser replicada em escolas públicas do Estado.

Crédito fotos: Eliane Pellegrin

Publicado quinta-feira, 7 de Novembro de 2019 - 16h16