O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participou de solenidade com o presidente Jair Bolsonaro, realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, nessa quarta-feira (11). Escolhido pela CNI, coube a Petry representar as três Federações Industriais da Região Sul (mais a do Paraná, FIEP; e a de Santa Catarina, FIESC) em manifestação direcionada ao Presidente da República. Também falaram líderes industriais das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. “Vossa Excelência esteve na semana passada no meu Estado, o Rio Grande do Sul, na Reunião da Cúpula do Mercosul. Certamente viu aquelas belas paisagens inesquecíveis do Vale dos Vinhedos. Pois o que nos move nesse encontro, em sentido figurado, é colaborar para que continuem as  mudanças na paisagem da economia nacional”, disse o presidente da FIERGS.

Petry destacou a Bolsonaro os resultados obtidos pelo Governo Federal no primeiro ano da atual gestão, citando os pontos que as Federações do Sul consideram como positivos. “Muitos avanços já foram consolidados pelo seu governo, como a Reforma da Previdência, a modernização trabalhista e a Lei da Liberdade Econômica, um marco para o Brasil moderno que desejamos”, afirmou. O presidente da FIERGS lembrou, ainda, a iniciativa da Medida Provisória 905, do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, e reforçou a expectativa de que os parlamentares sejam sensíveis e a aprovem.

Gilberto Petry falou sobre o que esperar para o futuro e as mudanças que ainda faltam para tornar o Brasil mais moderno. “Estamos interessados em colaborar com um Novo Sistema Tributário Nacional, que seja simplificado e que, aumentando a base de contribuintes, possa reduzir a carga individual”, observou, salientando que essas alterações beneficiarão toda a sociedade. “A Região Sul do Brasil tem 123 mil fábricas em atividade. Todos os dias, elas abrem os seus portões para receber 2 milhões e 286 mil pessoas.  Isto representa 24% da força de trabalho do setor industrial brasileiro. São esses dois milhões de industriários, apoiados pelo Sesi e pelo Senai, que viabilizam a produção fabril regional dando uma contribuição  de 19,9%  ao PIB industrial do Brasil”, apontou Petry.

Petry fala na CNI para Bolsonaro

Ele concluiu dizendo que os trabalhadores e toda a sociedade serão beneficiados com um cenário econômico que fortaleça as empresas para gerarem empregos, oportunidades de evolução social, impostos e renda.  “Portanto, as Federações de Indústrias da Região Sul se dispõem, junto com a CNI, a colaborar em cada passo importante do governo rumo a essa nova paisagem de um Brasil moderno, com ordem e progresso, dando continuidade em 2020 ao diálogo que estamos estabelecendo a partir de hoje aqui na CNI”, finalizou Petry.

Jair Bolsonaro recebeu, durante a solenidade, a Ordem do Mérito Industrial, a mais importante homenagem prestada a autoridades pela CNI. A comenda foi entregue pelo presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, em cerimônia prestigiada por 650 empresários, como reconhecimento ao esforço do governo no avanço de pautas que tornam o Brasil mais moderno e competitivo. “O brasileiro tem uma capacidade enorme de criar, de inovar. É um excelente empreendedor. O que ele precisa é ter liberdade. É não ter o Estado atrapalhando o seu trabalho”, pontuou Bolsonaro.

Crédito foto: Miguel Ângelo

Publicado quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 - 17h17