O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, diz que o aumento de 1,5 ponto percentual na taxa Selic, para 9,25%, definido nessa quarta-feira (8) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ocorre porque, nas últimas semanas, tem-se observado a acomodação da atividade e a persistência da inflação, corroendo o poder de compra das famílias e as margens das empresas. “Além disso, com as maiores incertezas sobre o Teto de Gastos, a possível antecipação do aperto monetário nos Estados Unidos, e a nova variante Ômicron, o cenário se torna mais desafiador para o crescimento e para a inflação de 2022”, afirma.

Gilberto Porcello Petry observa que, dessa forma, o Banco Central age de maneira responsável no combate à pressão sobre os preços, especialmente para aliviar a elevação dos custos da indústria, que são hoje o principal inimigo da economia brasileira.

Publicado quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021 - 19h19