Você está aqui

Road Show Huawei Solar chega ao RS com curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos

A unidade móvel Road Show Huawei Solar, projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, está levando curso gratuito sobre instalação de sistemas fotovoltaicos (energia solar) aos principais estados do Brasil. Em 2021, de abril a dezembro, foram visitadas 49 cidades em 17 estados, capacitando mais de 1.900 pessoas.

No Rio Grande do Sul, o Road Show está rodando o Estado com apoio do Senai-RS. Após Caxias do Sul, onde esteve no Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica e em Esteio, no Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, esteve esta semana, a unidade móvel vai a Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

O curso é Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico e estará disponível aos interessados pela unidade móvel no Senai Pelotas (Av. Bento Gonçalves, 5073 - Fragata), nesta sexta (11), 12 e 14 de março. Nos dias 16, 17 e 18 de março, será a vez de Santa Maria, no campus da UFSM (Av. Roraima, 1000, Prédio 07, Campus Universitário, Bairro Camobi) e nos dias 21, 22 e 23 de março, a unidade móvel estará no Senai Passo Fundo (R. Erexim, 59 - Vila Vera Cruz). Os interessados em participar deverão se inscrever através do site https://www.roadshowhuaweisolar.com.br e, no dia do treinamento, levar 1 kg de alimento não perecível.

Com carga horária de 4 horas, o curso oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo.

Durante a permanência do “Road Show Huawei Solar”, serão seguidos protocolos de segurança e distanciamento social estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ABGD, preocupada com saúde de todos os participantes e colaboradores, desenvolveu com apoio de um infectologista um protocolo de segurança que contará com sanitização constante do ambiente, distanciamento entre os participantes, distribuição de duas máscaras para cada aluno e álcool em gel. Os alunos devem ter a cobertura vacinal contra Covid-19 completa.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. 

Publicado quinta-feira, 10 de Março de 2022 - 15h15