A partir de agora, Pelotas e a região Sul do Rio Grande do Sul contam com um indicador próprio para calcular custos de investimentos imobiliários – o Custo Unitário Básico Região Sul (CUB Região Sul). A pesquisa dos dados regionais, iniciada em 2021, foi lançada nesta semana e é resultado da parceria entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon Pelotas), com apoio do Senai-RS e 23 empresas do setor, que responderam os questionamentos e aportaram recursos financeiros para a manutenção do projeto. Já os alunos do curso de Engenharia Civil realizaram os cálculos para construção do índice regional inédito.

O evento de lançamento, realizado na UCPel na quarta-feira (27), foi aberto pela palestra “CUB Regional: perspectivas do setor da construção civil na zona sul do RS”. Também foi lançada a planilha com os primeiros resultados do levantamento feito a partir de cinco pilares ligados ao setor: aço, varejo, esquadrias, concreto e construtoras. Clique aqui e confira os primeiros resultados do cálculo do CUB Região Sul.

Parceria setor produtivo e universidade

O presidente do Sinduscon Pelotas, Pedro Amaral, destacou o fortalecimento da parceria entre o setor produtivo da construção civil e a academia. "O projeto do CUB é esse pontapé inicial importante para o envolvimento dos alunos e professores, que são desafiados a nos auxiliar a trabalhar na resolução de problemas que temos no nosso setor. É também a oportunidade para a união de pontas importantes – ente público, a academia e empresariado”, destacou Amaral.

Ele lembrou que a iniciativa é inédita em termos de interior do Estado. “O Sinduscon/RS faz esses cálculos, mas os demais sindicatos do Estado ainda não despertaram para tal. Também não temos notícias de que ocorram cálculos assim nos interiores de Santa Catarina ou no Paraná. O nosso projeto certamente vai assumir essa posição de protagonismo nacional”, disse.

Palco com homens e mulheres, um deles em pé falando ao microfone

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Marco Antônio Lhullier Moreira, salientou a possibilidade da prática acadêmica ser desenvolvida em um projeto importante para a construção civil gaúcha. Já o pró-reitor Acadêmico, Ezequiel Megiato, destacou a missão da UCPel em “entregar à sociedade profissionais inovadores, capazes de serem agentes de transformação a partir da formação recebida na universidade”. O evento contou, ainda, com a participação de empresários do ramo da construção civil que auxiliaram na coleta dos dados.

Confira outras notícias sobre o Sinduscon Pelotas:

Nova diretoria do Sinduscon Pelotas toma posse para a gestao 2021-2022

sexta-feira, 29 de Abril de 2022 - 13h13