FIERGS, Sesi-RS e Senai-RS economizam R$ 3,3 milhões com energia limpa

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) foi a primeira federação a entrar na modalidade de contratação e uso de energia limpa, virando referência e economizando, juntamente com cinco unidades do Senai e nove do Sesi, R$ 3,3 milhões desde 2018. O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) receberam o Certificado de Energia Renovável 2021. O Sesi atendeu requisitos da Ludfor Energia Ltda pela redução de 403,777 tCO² em suas unidades e o Senai com a diminuição de 151,49 tCO² equivalentes de emissões de gases de efeito estufa da Electric, ambos confirmados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e certificados pelo Programa Brasileiro GHC Protocol, Greenhouse Gas Protocol e Intergovernmetal Panel on Climate Change (INPCC). As emissões evitadas pelas instituições equivalem ao sequestro de CO² realizado por cerca de 18,5 mil árvores de mata atlântica durante um ano, além de mais de 11 mil mudas de árvores conservadas por mais de 20 anos.

A redução ocorreu Programa de Eficiência Energética gerenciado pela Engenharia do Sistema FIERGS, para alterar o regime de contratação de energia elétrica convencional para o Ambiente de Contratação Livre, incluindo adequações nos sistemas de medição das subestações das unidades e a contratação de uma assessoria para o gerenciamento de energia. A escolha de fontes renováveis de energia, é a principal forma de contribuir para a transição energética, isso porque a energia gerada por usinas eólicas, fotovoltaicas, hidrelétricas, ou a biomassa, contribuem para evitar a emissão de CO2, reduzindo o impacto sobre o clima do planeta. Para fins desta certificação, além dos contratos bilaterais, que especificam a fonte renovável, é possível rastrear, por meio de dados publicados pela CCEE, a alocação deste tipo de energia para cada agente.

Publicado sexta-feira, 10 de Junho de 2022 - 11h11