A diretoria do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim-RS) para o período de 2022-2025 tomou posse, nesta terça-feira (5), em almoço realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS).

O presidente reeleito, Newton Battastini, apresentou as ações que vêm sendo trabalhadas para o desenvolvimento das empresas do setor. "Entre as realizações, consolidamos o Polo da Química, em Triunfo, que, agora, faz parte de um plano de Estado. Essa conquista envolveu uma forte interlocução do Sindiquim com as empresas e o poder público", afirmou. Também destacou o apoio que o Sindicato recebe do Sistema FIERGS, especialmente dos seus Conselhos e da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind).

O vice-presidente da FIERGS, Arildo Bennech, representou a entidade, na posse de Battastini. "É importante reconhecer os empresários que dedicam tempo para o Sindicato em nome de um bem maior, o bem da categoria e do desenvolvimento da sociedade", disse, destacando que a Federação chega aos 85 anos em 2022 pela força das indústrias gaúchas e dos Sindicatos Industriais.

Além da defesa do Polo Químico, uma das ações que seguirá ao longo da nova gestão é a união com outros três Sindicatos brasileiros do setor – São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Juntos, os quatro representam empresas que correspondem a 70% do faturamento da indústria química no Brasil. “Estamos conscientizando sobre a importância do setor, que é transversal e está presente de forma direta ou indireta junto a outras indústrias”, informou Battastini. Ele afirmou que ainda há espaço para que o setor cresça. “Por exemplo, se analisarmos os ativos de uma indústria farmacêutica, que provem da indústria química, cerca de 98% tem origem em outros países. Um dos trabalhos que precisamos fazer é trazer indústria química de base para o RS, mas, para isso, precisamos de um preço do gás compatível com o mercado externo”, ressaltou. O insumo é considerado energia e, também, matéria-prima para a indústria química.

Confira a nominata da nova diretoria:

Crédito das fotos: Dudu Leal

Terça-feira, 5 de Julho de 2022 - 17h17