A mostra Sesi Com@Ciência começou, nesta quarta-feira (5), com sete palestras que retrataram tendências no processo de ensino e os impactos da educação em uma sociedade cada vez mais conectada. Em sua quarta edição, o evento tem como objetivo reconhecer e divulgar os projetos desenvolvidos nos programas de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e vai até esta quinta-feira (6), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Ao abrir o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, destacou a emoção de ver tantos jovens reunidos para falar sobre ciência e educação. “A qualidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nos traz esperança. Ao olharmos a trajetória das nações desenvolvidas, constatamos que todas deram prioridade à educação e à industrialização. ‘Indústria Forte e Educação de Qualidade’ são temas inseparáveis e pilares para o crescimento econômico e social”, enfatizou.

O diretor do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância do Insper, Naércio Menezes, analisou o efeito da Educação Básica no desenvolvimento socioeconômico. Ele destacou que a produtividade do país, que tem crescido muito timidamente nos últimos 40 anos no Brasil, depende de uma educação de qualidade. “Precisamos avançar na qualidade da educação para termos crescimento econômico com justiça social”, ressaltou, traçando um paralelo com o desempenho de alunos de outros países na avaliação internacional PISA.

No mesmo painel, o professor da Escola de Educação da Universidade de Columbia (EUA), Paulo Blikstein, falou sobre o desenvolvimento tecnológico na educação e a relação com o mundo do trabalho. “A escola hoje não ensina o que está ao redor da criança, que é a tecnologia. Muitos países estão revertendo isso mudando as matrizes curriculares e adotando o ensino por projetos e disciplinas como robótica”, explicou, citando Canadá, Estados Unidos e Dinamarca, além do trabalho desenvolvido nas escolas do Sesi no Rio Grande do Sul.

Já o filósofo Bernardo Toro proferiu palestra on-line, que também foi acompanhada por uma atenta plateia no Teatro do Sesi. O intelectual colombiano defendeu que a sociedade faça uma transição do paradigma de acúmulo, poder e sucesso para um novo paradigma: o do cuidado. “A forma como muitas escolas avaliam o aluno mais inteligente, mais importante, mais legal, está construída sobre o paradigma de acúmulo, poder e sucesso. Se queremos sobreviver como espécie humana, temos de abandonar isso e migrar para o paradigma do cuidado”, salientou Toro.

Para o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, continuamos formando crianças e jovens em um modelo do século XIX, que está cada dia mais distante da realidade da sociedade e do mundo do trabalho. “Os resultados ao final do Ensino Médio deixam clara a necessidade de uma grande mudança. Estamos aqui para fazer e estar ao lado de outras entidades, empresas e órgãos públicos que queiram fazer”, frisou.

Durante o dia, estudantes e educadores das redes pública e privada também puderam conferir projetos inovadores criados por alunos dos programas de educação do Sesi, além de participar de oficinas. A programação completa do Sesi Com@Ciência pode ser conferida por meio do site www.sesicomciencia.com.br.

Saiba mais sobre o Sesi Com@Ciência

Publicado quarta-feira, 5 de Outubro de 2022 - 17h17