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Indústrias gaúchas integram missão à Sial Paris

Para gerar negócios e prospectar investimentos às empresas do setor de alimentos e bebidas, uma missão comercial brasileira participa, deste sábado (15) até a próxima quarta-feira (19), da Feira Sial Paris. Parte da delegação, com mais de 50 integrantes gaúchos, e organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), embarca nesta quinta-feira para a França. O presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry, lidera o grupo, que se juntará a um outro coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo à frente o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade. “Os principais parceiros mundiais do setor escolhem a Sial como vitrine, por isso, para aproximar ou reforçar a participação no mercado externo, visitá-la é fundamental, pois representa importante oportunidade de internacionalização às empresas do Rio Grande do Sul”, diz Gilberto Petry.

O presidente da FIERGS reforça que existe uma alta expectativa de geração de negócios, exposições e debates por se tratar da primeira feira após a suspensão da última edição em virtude da pandemia. Mais de 7,2 mil expositores estarão presentes em Paris, apresentando produtos, soluções e inovações nos segmentos de bebidas, proteína animal, guloseimas, frutos do mar, doces, panificação, frutas e vegetais, congelados, orgânicos e muito mais. O tema da principal feira de alimentos e bebidas do mundo será “Own the Change”, tendo como foco as mudanças e evoluções do setor.

A Sial Paris ocorre a cada dois anos e reunirá visitantes de 110 países, entre produtores, importadores, compradores e varejistas. Em função da pandemia da Covid-19, a última edição foi em 2018, quando recebeu 310 mil visitantes. Durante a feira, os participantes da missão brasileira farão rodadas de negócios, circuitos guiados e visitas técnicas. As reuniões de negócios ocorrerão entre os dias 15 e 18 de outubro, no estande CNI-Sebrae, ou em outra localização dentro da feira. Os circuitos também serão entre 15 e 18. Serão três tipos de circuitos: inovação em alimentos e bebidas; tendências para alimentos e bebidas naturais, orgânicos e com indicação geográfica e, por fim, brand innovation (para descobrir as marcas que conseguiram posicionar seus produtos mais tradicionais como premium e mudar comportamentos dos consumidores). Já as visitas técnicas serão em 17, para pontos de vendas de supermercados e mercados gourmet, e 18 de outubro, em um centro de inovação de alimentos e bebidas. Nesta sexta-feira, a abertura da missão comercial para a delegação brasileira será feita no Hotel Hyatt Regency Paris.

Segundo dados do Panorama Comercial Brasileiro, desenvolvido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, o Rio Grande do Sul vem aumentando as exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados de alimentos e bebidas. No primeiro semestre de 2022, as exportações destes setores estão em um alto superávit de US$ 650,9 milhões, comparado aos de primeiro semestre dos anos de 2021 (US$ 293,6 milhões), 2020 (US$ 162,3 milhões) e 2019 (US$ 120,2 milhões). No Brasil, o setor alimentício é o maior empregador industrial, com mais de 1,6 milhão de trabalhadores em 45 mil empresas.

Além de gaúchos, a missão da FIERGS conta também com inscritos do Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Pará, Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Acompanhe o perfil de algumas das empresas gaúchas participantes da missão da FIERGS à feira:

Fundadora da empresa de doces saudáveis Morena Cacau, Caroline Fernandes Batista demonstra empolgação com a Feira Sial. A empresária quer ver tendências de mercado, fazer networking, conhecer novos produtos, tecnologias, marcas, pessoas e potenciais parcerias. Ela planeja absorver ao máximo todo o conteúdo e aprendizado, para conseguir aplicar na sua empresa após o evento.

A Morena Cacau é uma empresa focada em doces sem leite, sem trigo, sem refinados e sem conservantes. O propósito da marca, explica, é unir sabor, saudabilidade e consciência alimentar, com produtos 100% naturais e também de conteúdos educativos para ajudar pessoas a melhorarem a relação com o alimento.

A diretora da LSG Comércio e Produção de Alimentos Ltda., Lívia Sulzbach Guzzo, afirma que participar da Sial Paris é uma oportunidade muito enriquecedora tanto culturalmente quanto economicamente. Ela reforça que ampliar e estreitar relações com o mercado francês de alimentos é uma ótima estratégia, pois o perfil do brasileiro é similar ao da Europa em termos de exigência de consumo. Lívia planeja conhecer novos produtos da área da confeitaria e estreitar relações com fornecedores europeus.

A Lívia Guzzo Confeitaria surgiu em 2017, conta com dez funcionários e se localiza na Zona Sul de Porto Alegre. A diretora planeja utilizar o conhecimento e os contatos feitos em Paris para a expansão e transformação da empresa. 

O diretor da VIP Alimentos, Lucas Daniel Gehlen, afirma que é a primeira vez da empresa na Feira Sial Paris. Ele espera encontrar ideias diferenciadas e buscar inspiração para desenvolver novos produtos no Brasil, visando à venda no mercado local. Ressalta que não busca vender para a Europa, mas sim trazer de lá outras propostas, além de fazer contato com fornecedores de ingredientes diferenciados, para que possa importá-los.

A indústria produz massas frescas de alto padrão para pastel, lasanha, nhoque, talharim, espaghetti, além de pão de alho, entre outros produtos. A empresa foi reconhecida com prêmio de sustentabilidade e mantém práticas de reciclagem e utilização de energia sustentável.

Diretor da Sul Delícias, o engenheiro de alimentos Diego Parma destaca que a primeira ida da empresa à Feira Sial Paris objetiva encontrar novas tendências no ramo de confeitaria, para atualizar a sua mistura. Também quer observar novos ingredientes e processos voltados à sua área.

A Sul Delícias é uma fábrica de tortas doces e salgadas de Porto Alegre. Inaugurada em 2013, possui 900 metros quadrados, conta com 23 colaboradores e tem em sua essência a fabricação artesanal. Conta com um setor de P&D interno, que busca as mais novas tendências de mercado, unindo o artesanal ao industrial sem perder a sua essência.

O diretor fundador da Mule Bule, Nelson Ramalho, diz que nessa primeira visita a Sial Paris quer encontrar diferentes tendências para a sua área, novas formas de atendimento, sistemas e mecanização.

A Mule Bule atua em refeições corporativas, responsável por grandes eventos no Brasil como a Copa do Mundo, Copa das Confederações e feiras com atendimento de mais de 10 mil convidados diariamente. Trabalha também com algumas das principais redes do ramo hoteleiro, como Intercity e Plaza São Rafael.

Publicado quinta-feira, 13 de Outubro de 2022 - 15h15