Para gerar negócios e prospectar investimentos às empresas do setor de alimentos e bebidas, uma missão comercial brasileira participa, deste sábado (15) até a próxima quarta-feira (19), da Feira Sial Paris. Parte da delegação, com mais de 50 integrantes gaúchos, e organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), embarca nesta quinta-feira para a França. O presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry, lidera o grupo, que se juntará a um outro coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo à frente o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade. “Os principais parceiros mundiais do setor escolhem a Sial como vitrine, por isso, para aproximar ou reforçar a participação no mercado externo, visitá-la é fundamental, pois representa importante oportunidade de internacionalização às empresas do Rio Grande do Sul”, diz Gilberto Petry.
O presidente da FIERGS reforça que existe uma alta expectativa de geração de negócios, exposições e debates por se tratar da primeira feira após a suspensão da última edição em virtude da pandemia. Mais de 7,2 mil expositores estarão presentes em Paris, apresentando produtos, soluções e inovações nos segmentos de bebidas, proteína animal, guloseimas, frutos do mar, doces, panificação, frutas e vegetais, congelados, orgânicos e muito mais. O tema da principal feira de alimentos e bebidas do mundo será “Own the Change”, tendo como foco as mudanças e evoluções do setor.
A Sial Paris ocorre a cada dois anos e reunirá visitantes de 110 países, entre produtores, importadores, compradores e varejistas. Em função da pandemia da Covid-19, a última edição foi em 2018, quando recebeu 310 mil visitantes. Durante a feira, os participantes da missão brasileira farão rodadas de negócios, circuitos guiados e visitas técnicas. As reuniões de negócios ocorrerão entre os dias 15 e 18 de outubro, no estande CNI-Sebrae, ou em outra localização dentro da feira. Os circuitos também serão entre 15 e 18. Serão três tipos de circuitos: inovação em alimentos e bebidas; tendências para alimentos e bebidas naturais, orgânicos e com indicação geográfica e, por fim, brand innovation (para descobrir as marcas que conseguiram posicionar seus produtos mais tradicionais como premium e mudar comportamentos dos consumidores). Já as visitas técnicas serão em 17, para pontos de vendas de supermercados e mercados gourmet, e 18 de outubro, em um centro de inovação de alimentos e bebidas. Nesta sexta-feira, a abertura da missão comercial para a delegação brasileira será feita no Hotel Hyatt Regency Paris.
Segundo dados do Panorama Comercial Brasileiro, desenvolvido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, o Rio Grande do Sul vem aumentando as exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados de alimentos e bebidas. No primeiro semestre de 2022, as exportações destes setores estão em um alto superávit de US$ 650,9 milhões, comparado aos de primeiro semestre dos anos de 2021 (US$ 293,6 milhões), 2020 (US$ 162,3 milhões) e 2019 (US$ 120,2 milhões). No Brasil, o setor alimentício é o maior empregador industrial, com mais de 1,6 milhão de trabalhadores em 45 mil empresas.
Além de gaúchos, a missão da FIERGS conta também com inscritos do Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Pará, Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul e Roraima.
Acompanhe o perfil de algumas das empresas gaúchas participantes da missão da FIERGS à feira: