Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), a Mercopar chegou oficialmente à sua 31ª edição em Caxias do Sul (RS) na tarde desta terça-feira, reunindo autoridades nacionais e empresas dos mais diversos nichos e portes que apresentam algumas das principais soluções da indústria do futuro. A cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim; do governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior; do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, entre outras autoridades.

O evento contou ainda com uma mensagem em vídeo do presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry, que está em missão empresarial na Sial, feira de alimentos sediada em Paris. “Sabemos que, por meio do evento, proporcionamos o conhecimento sobre tendências, apresentamos inovações que geram mais competitividade e resultados. Tudo isso calcado num crescimento que seja sustentável em todos os sentidos”, disse.

“Transformamos este evento para muito além de uma feira industrial. Nos alinhamos, a cada nova edição, ao que há de mais importante no mundo da economia e das tecnologias. Espelhamos as tendências que vão impactar o futuro do setor, de forma local e global”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

“Apoiar a micro e a pequena empresa na busca de novos mercados e da inovação para o aumento da competitividade e da produtividade é uma estratégia fundamental para revigorar a economia brasileira”, resumiu Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional.

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, disse que a história de mais de três décadas de crescimento da Mercopar fala por si só. “Esta edição vai ser um sucesso absoluto e superar todas as nossas expectativas. O Rio Grande do Sul recebeu em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Excelência de Competitividade em Inovação. E a Mercopar é um evento que dialoga diretamente com esta que é uma das principais pautas do nosso Estado”, ressaltou.

“Aqui em Caxias do Sul se respira inovação de uma forma diferente e a Mercopar é a vitrine da inovação. Me sinto muito feliz de poder estar aqui, nesta oportunidade única, entre empresários e empreendedores que geram emprego, renda e têm um compromisso com a transformação”, declarou Paulo César Alvim, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Com direito à ocupação de um terceiro pavilhão, em 2022, a Mercopar, que termina nesta sexta-feira, amplia sua área útil no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 60% no comparativo com a edição do último ano, totalizando 32 mil metros quadrados, com 512 expositores.

SEMINÁRIO
Primeiro seminário no Rio Grande do Sul com foco nos desafios das cadeias de suprimentos para garantia do abastecimento e na gestão logística nos diferentes modais, Logística e Cadeias Globais 2022 será realizado nesta quinta-feira, às 15h30min, dentro da Mercopar 2022. A promoção é da FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), e do Sebrae-RS. Serão debatidas as estratégias de importantes empresas do setor automotivo do Rio Grande do Sul e discutidos com os representantes dos principais modais, marítimo, aéreo e rodoviário como a gestão logística pode contribuir para a competitividade das empresas.

Já nesta quarta-feira (19), às 13h30min, o 1º Seminário de Energia ocorre no Espaço Futuro, numa promoção da FIERGS, por meio do Coinfra, do Sebrae-RS e do Sindienergia-RS. O tema incluirá a "Transformação da matriz energética e a contribuição da indústria para uma economia de baixo carbono".

O Espaço FIERGS tem a inovação como principal foco nesta edição da Mercopar. Além da exposição de projetos inovadores, o local contará com os lançamentos da quarta edição do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria e do IEL Lab, que busca conectar as indústrias com o ecossistema de inovação, gerando a criação de novos modelos de negócios.

Publicado Terça-feira, 18 de Outubro de 2022 - 17h17