FIERGS define ações para internacionalização de empresas em 2023

As ações de internacionalização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) para 2023 começam em abril com as primeiras missões empresariais e feiras de negócios. A estreia será entre os dias 10 e 14, quando o presidente da FIERGS, Gilberto Porccello Petry, lidera uma comitiva ao Cazaquistão. Na nação asiática, ocorrerá o segundo encontro de negócios Cazaquistão-Brasil, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere naquele país, em busca de diálogos empresariais para fortalecimento da relação bilateral e de investimentos. Na agenda da FIERGS, estão previstos ainda encontros com representantes governamentais e empresariais cazaques.

Ainda em abril, haverá a tradicional Feira de Hannover, na Alemanha, entre 17 e 21, cujo foco está nos setores metalmecânico, de automação, logística e indústria digital. Ao mesmo tempo, ocorrerá a feira de construção civil e arquitetura BAU, em Munique. O mês termina com uma missão para o Salão de Móveis de Milão.

Já em outubro, serão realizadas missões para Anuga, a maior feira voltada para o setor de alimentos e bebidas do mundo, na Alemanha, entre os dias 7 e 11, e para a IBA Munique, com foco nos setores de panificação e confeitaria. No mesmo mês, em Caxias do Sul, ocorrerá a Feira Mercopar, entre 17 e 20, na qual a Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) da FIERGS organizará rodadas de negócios internacionais.

Além das missões em que a FIERGS será articuladora, organizadas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), também ocorrerão outras em que a entidade atuará como colaboradora de federações industriais de outros estados. Nestas, estão contemplados os setores de cervejarias, em uma missão prospectiva para a Feira BrauBeviale, na Alemanha; o moveleiro, na Ligna, em Hannover; o setor de alimentos e bebidas na Summer Fancy Food, em Nova Iorque; o têxtil, na Colombiamoda; e mais o Salão do Chocolate, em Paris.

PROJETOS
Mas as ações de internacionalização da FIERGS para as indústrias não se restringem apenas a missões e feiras. Também serão realizados projetos para auxiliar empresas a fecharem negócios com parceiros estrangeiros. O primeiro deles é o Mais Mercados, parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para auxiliar micro e pequenas a se internacionalizarem por meio de capacitações, consultorias e rodadas de negócios. Outra iniciativa é a segunda edição do Projeto Mulheres na Exportação, conectando empresas brasileiras lideradas e/ou geridas por mulheres com compradores da América Latina, a partir de rodadas de negócios virtuais.

A Gerex também organizará ao longo do ano mais de 40 ações, entre capacitações e webinars, com foco em temas de comércio exterior e relações internacionais. O próximo será em 8 de fevereiro, um webinar sobre empreendedorismo para exportar. Em 14 e 15 do mesmo mês, ocorrerá a capacitação sobre operações e conceitos do comércio exterior; e em 1º de março, sobre planejamento estratégico na internacionalização da empresa.

A FIERGS dispõe ainda de serviços na área de inteligência comercial, que realiza estudos de mercado customizados e sistemas de business intelligence aplicados ao comércio internacional. A gerência se prepara para atender cerca de 40 empresas ao longo do ano com projetos customizados, além de divulgar conteúdos e webinars com foco nos mercados estratégicos para a indústria do Rio Grande do Sul: China, Estados Unidos, Argentina, América Latina, África e Europa.
Mais informações sobre os serviços oferecidos pela Gerex podem ser acessadas pelo site https://www.fiergs.org.br/servicos/comercio-exterior.

Publicado sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2023 - 16h16