Agenda 2020 integra o Conselho Estadual de Desenvolvimento

Convite foi feito pela governadora em audiência no Piratini

Representantes da Agenda 2020 estiveram reunidos com a governadora Yeda Crusius na sexta-feira, no Palácio Piratini. Na pauta principal do encontro um balanço das atividades da Agenda em 2007, as próximas ações do movimento e também o alinhamento com os projetos do governo. Na quinta-feira passada, o secretário do Planejamento, Ariosto Culau, já tinha adiantado o nível alcançado por este relacionamento ao afirmar que "as coisas estão sendo feitas exatamente no mesmo caminho e tudo que está nos programas estruturantes do governo do Rio Grande do Sul faz parte da Agenda 2020".

A governadora acertou com os integrantes do movimento uma comunicação mais forte entre as grandes redes, do governo do Estado e da sociedade, para dar às decisões do Executivo, e da própria Agenda, maior visibilidade junto à população. Para isso, serão aproveitadas as estruturas das federações empresariais, Senai, Sebrae, Senac, sindicatos, associações, ONGs, universidades, secretarias estaduais e autarquias.

Uma decisão anunciada pela governadora agradou aos presentes. Na próxima semana será anunciada a criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento. "Vamos institucionalizar uma cadeira da Agenda 2020 no Conselho", informou Yeda Crusius. Segundo ela, como o Rio Grande do Sul foi escolhido pelo presidente Lula para ser padrão de um modelo de desenvolvimento com a União, a parceria entre a Agenda 2020 e o Estado será uma contribuição importante. "A Agenda chegou a um diagnóstico com metodologia moderna que não é diferente dos programas estruturantes do governo do Estado", observou a governadora.

Na reunião, o presidente da FIERGS e integrante do Fórum de Gestão da Agenda, Paulo Tigre, afirmou que a iniciativa terá uma ampla repercussão."A Agenda 2020 fortalece a imagem do Rio Grande do Sul no cenário nacional por mostrar que a sociedade gaúcha está unida no diálogo sobre o seu futuro. É um grande diferencial competitivo o trabalho conjunto para alinhar os projetos de desenvolvimento econômico e social. Além disso, estamos deixando um legado para os futuros governantes", afirmou.

Para o presidente do Conselho de Administração da Pólo RS, Bolivar Moura, a discussão do Rio Grande desejado no ano de 2020 conquistou uma interação valiosa com o Executivo gaúcho. "Felizmente sabemos que existe um alinhamento entre os principais projetos do governo e as principais idéias da Agenda que não tem começo, meio e fim, sempre está indo em frente", disse.

Ao todo, a Agenda tem 11 fóruns temáticos. Neles são debatidas 90 propostas, das quais 23 já concluídas. Neste ano serão criados mais fóruns temáticos: agronegócio, habitação, saneamento e um específico para tratar a imagem do Estado.

Publicado sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008 - 0h00