As Seletivas WorldSkills, que definem os representantes do Brasil para a maior competição de educação profissional do mundo, seguem ao longo de fevereiro. A edição 2022 do mundial ocorre entre 12 e 17 de outubro, em Shangai. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) participa das etapas de classificação com representantes em ocupações e também como sede de algumas disputas.
Dois alunos do Senai-RS estarão na seletiva no período de 21 a 26 de fevereiro. Eduarda Kirsten, acompanhada pela treinadora Michele Kruger, estará no Senai Cetec Palmas (TO) dedicada a garantir um lugar em Shangai na modalidade Logística Internacional. Já o competidor em Pintura Automotiva, Matheus Alves da Luz, treinado por Hilton Lisboa, disputará no Senai Taquatinga (DF), uma vaga no mundial. Além disso, da próxima segunda-feira (14) a sábado (19), o Senai Cypriano Micheletto, em Canoas (RS), recebe os competidores da Ocupação Modelagem de Protótipos (Desempate).
Até o momento, o Senai-RS contabiliza nas Seletivas WorldSkills quatro medalhas de ouro: em Manutenção Industrial, Mecatrônica, Tecnologia de Mídia Impressa e Sistemas Drywall e Estucagem, além de quatro bronzes nas ocupações Redes de Cabeamento Estruturado, Manufatura Integrada, Robótica Móvel e Modelagem de Protótipo.
A WorldSkills foi idealizada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, e criada em 1950 com o intuito de incentivar jovens a adquirir conhecimentos técnicos necessários para reparar um mundo devastado pelas batalhas militares. Jovens de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente se reúnem para disputar medalhas em diferentes modalidades.
A última edição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019. Mais de 1.300 competidores de 63 países, em 56 modalidades, estiveram no evento. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou duas medalhas de ouro, cinco pratas e seis bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente.