Você está aqui

A primeira edição do INDX, iniciativa do Sistema FIERGS que busca proporcionar trocas de ideias, debates qualificados e estimular o diálogo do setor industrial com a sociedade civil, foi realizada nesta terça-feira (18). O encontro-almoço reuniu lideranças sindicais, autoridades governamentais, representantes da comunidade industrial e da imprensa. O governador Eduardo Leite, palestrante convidado desta primeira edição, fez um balanço sobre o mandato anterior e o atual à frente do governo do Estado.

O empresário Jorge Gerdau enfatizou o papel do INDX na construção de uma visão estratégica mais ampla para os empresários gaúchos. “O evento proporcionou uma ampliação da visão estratégica ao empresariado industrial do Rio Grande do Sul”, afirmou. A vice-presidente da FIERGS, Maristela Longhi, destacou a importância da fala do governador Eduardo Leite, que defendeu a criação de um ambiente favorável para o crescimento das empresas. “Para o setor industrial, é muito importante que o Estado retome sua trajetória de crescimento, permitindo mais competitividade aos setores produtivos”, disse.

O coordenador do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo, Mauro Bellini, ressaltou a relevância do evento ao promover o diálogo entre a indústria, o poder público e a sociedade civil. “O INDX é fundamental porque reforça a importância do diálogo. Esse contato entre os setores abre possibilidades para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul de maneira ainda mais efetiva”, avaliou. Já o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, reforçou a necessidade de as entidades empresariais acompanharem as discussões sobre o futuro econômico do Estado. “É essencial que nossas entidades estejam sempre atualizadas e participando das questões do Rio Grande do Sul. Esse evento, com a presença do governador, foi de uma importância ímpar, pois nos permitiu acompanhar de perto as ações em andamento no Estado”, destacou.

O ex-presidente da FIERGS, Luiz Carlos Mandelli, elogiou a contribuição da entidade e do governo estadual para o debate sobre os desafios econômicos. “O governador fez uma radiografia muito sincera da situação do Rio Grande do Sul, mostrando avanços e desafios. O INDX irá nos propiciar um diálogo permanente para contribuir na resolução dos problemas”, afirmou. Por fim, o diretor da Aegea, Fabiano Dallazen, ressaltou o impacto do evento para a conexão entre a indústria e o poder público. “O evento de hoje representou a indústria em todo o seu potencial. Conectar a indústria com o poder político em pautas convergentes fortalece o desenvolvimento do Estado e cria um ambiente mais propício para investimentos”, concluiu.

O INDX - No formato de encontro-almoço, sempre com um convidado especial para palestrar e trocar ideias, o INDX tem como objetivo promover o diálogo e a conexão da sociedade com a indústria, reunindo lideranças para debater os interesses do setor industrial gaúcho. Mais cinco encontros ocorrerão até o final do ano. O próximo convidado será o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, em 21 de maio.

Publicado Terça-feira, 18 de Março de 2025 - 17h17