BID vai lançar projeto para indústrias na área de fronteira

Uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID) e do Ministério da Integração Nacional esteve reunida com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, nesta segunda-feira, na sede da entidade. O grupo está mapeando informações para o Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, do Governo Federal, apoiado pelo BID.

Durante o encontro, o presidente da FIERGS apresentou um panorama do setor industrial gaúcho e falou sobre a expectativa com as ações na área de fronteira(até 150km para dentro do território riograndense), devido à forte vocação regional ao comércio exterior. "Há 2,7 mil empresas exportadoras no Rio Grande do Sul e somos o segundo Estado em diversificação de produtos. Com a chegada dos investimentos da Petrobras na Zona Sul, a criação de florestas industriais e a fabricação de chips, por exemplo, há um novo ciclo se desenhando na nossa economia", disse Tigre.

Estão previstos, inicialmente, US$ 30 milhões de dólares a serem aplicados a partir de novembro em ações nas regiões fronteiriças brasileiras. O trabalho de coleta de dados e visitas técnicas começou pelo Rio Grande do Sul e a execução deve iniciar em novembro. "O BID não realiza nada sozinho. Nós queremos buscar parcerias com as entidades empresariais, os governos municipais, estaduais e federais para melhorar as áreas de fronteira do país", explicou o consultor do setor de integração e comércio do BID, Guilherme Piereck. Nesta quinta-feira, o grupo realiza mais uma reunião com o Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, igualmente na sede da entidade.

Publicado segunda-feira, 29 de Junho de 2009 - 0h00