Você está aqui

Até sexta-feira, 14 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de diversos Estados estão em Caxias do Sul participando da Seletiva Worldskills 2017 na ocupação Construção em Alvenaria. Esta é apenas uma das 43 provas que acontecerão entre julho e agosto em 32 cidades brasileiras. “Esta é uma oportunidade para adquirir conhecimento”, diz a mineira Maluda Silva Souza, uma das duas meninas que participam da disputa nesta ocupação. O vencedor, além da medalha de ouro, terá o direito de representar o Brasil no Worldskills 2017, que será realizado em Abu Dhabi. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada Estado. “O evento é um momento de trocar experiência e novas tecnologias tanto entre os Estados, quanto com empresas que participam, além de analisar os processos de ensino e aprendizagem em cada unidade do Senai”, destaca o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. 
 
“Estou confiante”, afirma o competidor gaúcho Fabiano Oliveira, que quer ficar entre os primeiros. A prova de Construção em Alvenaria é feita em dois módulos. O primeiro, a entrada de uma catedral, teve seu prazo encerrado às 17h desta quarta-feira. A quinta-feira será para construir um painel com uma medalha. Os alunos terão ao todo 18 horas para finalizar os dois módulos. 
 
Outra ocupação que será realizada no Rio Grande do Sul é Tecnologia de Mídia Impressa, de 18 a 22 de julho, em Porto Alegre. Murilo Antunes da Silva, de 19 anos, será o representante do Rio Grande do Sul  que vai competir com sete alunos. “Eu quero o ouro para ir além, para me destacar no mercado de trabalho”, ressalta.
 
“A competição é uma oportunidade para o Senai saber o seu nível de ensino e de aprendizagem em todo o Brasil, para crescimento profissional de seus instrutores e para os alunos que participam de uma experiência que os fará progredir em todos as áreas”, afirma o diretor regional. “É uma forma de disseminar as melhores práticas para todos os Estados, levando os ensinamentos e tecnologias de ponta, e com isso, contribuindo com o aumento da competitividade da indústria nacional”, conclui Trein.
 
Publicado quarta-feira, 6 de Julho de 2016 - 17h17