Cenário desfavorável reduz confiança do industrial gaúcho

A confiança da indústria gaúcha registrou uma queda de 3,2 pontos em agosto, na comparação com julho. Com esta desaceleração, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), totalizou 52,1 pontos, o mais baixo desde abril de 2009, quando o setor era afetado pela crise mundial. "O resultado é reflexo da incerteza em relação ao cenário internacional e seus impactos no mercado interno, que já enfrenta dificuldades, como a valorização cambial e os altos juros", destacou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

O indicador das condições atuais (44,3 pontos), que agrega a situação das empresas e das economias gaúcha e brasileira, retraiu pela quarta vez consecutiva. Essa piora foi consensual entre os diferentes portes de empresas, porém mais intensa nas grandes corporações. Para 39,6% dos entrevistados, o cenário econômico nacional está mais difícil para os negócios. Somente 5,2% afirmaram o contrário, enquanto 55,2% não perceberam mudança.

Em relação às expectativas para os próximos seis meses (56 pontos), o otimismo também caiu, uma perda de 3,6 pontos em agosto, em comparação com julho, e ficou bem abaixo da média histórica (61 pontos). Para os empresários, a perspectiva de retomada da economia que era esperada não foi concretizada, o que afetou a sua confiança com o futuro. Dessa forma, o resultado aponta para uma estagnação da atividade industrial para os meses seguintes.

O ICEI-RS, elaborado mensalmente pela FIERGS, varia numa escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos significam otimismo e abaixo, pessimismo. O levantamento é baseado em questões referentes às condições atuais e às expectativas para os próximos seis meses com relação à própria empresa e à economia brasileira e do Estado.

Publicado Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 - 0h00