Centro de Design amplia atuação do Ceitec

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Tecnologia, Sergio Rezende, inauguraram na sexta-feira, em Porto Alegre, o Centro de Design no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Será a primeira fábrica de chips do País. O evento contou ainda com a participação do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, de lideranças políticas e empresários do setor. Na cerimônia também ocorreu a posse do novo presidente do Ceitec, Eduard Rudolf Weichselbaumer.

Em seu discurso, a ministra Dilma avaliou que, com o Ceitec, o Rio Grande do Sul ganha uma nova matriz produtiva. "Muitas vezes, no Brasil, se considera transferência de tecnologia a vinda de uma fábrica para cá. Não é. Isso é fácil. O difícil é construir um centro de excelência capaz de gerar tecnologia própria. Os primeiros passos estão dados". O ministro Rezende destacou que o Ceitec vai passar a fazer tanto os chips que elabora quanto receber projetos feitos em outros centros do Brasil. "Hoje tem no ministério uma rede com um programa de microeletrônica que conta com pessoas em todo o País fazendo projetos de circuito", relatou.

Atualmente, o Ceitec apenas projeta os chips, que depois são fabricados no exterior. Mas este cenário mudará em breve. Os equipamentos e máquinas já começarão a ser instalados na sede própria do Centro. A inauguração da unidade deve ocorrer no meio do ano e, segundo Rezende, o objetivo é produzir os chips em Porto Alegre até o fim de 2009. O Ceitec tem hoje 45 engenheiros trabalhando, mas o objetivo é aumentar para 120 até dezembro.

O Ceitec é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo disponibilizar soluções científicas para o desenvolvimento da economia brasileira. A principal atividade da empresa será a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados. Também farão parte das suas competências atrair investimentos, disponibilizar infra-estrutura pra pesquisa, promover empreendimentos inovadores e criar parcerias para pesquisas.

.

Publicado sexta-feira, 27 de Março de 2009 - 0h00