Você está aqui

Comitiva do Haiti visita o Senai

Uma comitiva com representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho do Haiti foi recebida nesta quinta-feira (2) pelo diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, que fez uma apresentação da instituição brasileira. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) foi designado pelo governo brasileiro para dar consultoria, gerir o projeto, além de transferir know-how para montar uma escola de educação profissional naquele país.

Técnicos do Senai-RS já estiveram duas vezes no Haiti dando seqüência ao projeto. A escola haitiana será readaptada conforme orientação do Senai-RS e vai ter cursos nas áreas de construção civil, mecânica de manutenção, instalações elétricas e mecânica de automóvel. "Nós temos um país inteiro para construir e a formação profissional será a base de tudo", afirmou o diretor do Centro Piloto de Formação Profissional, Jean-Marie Monrose. O trabalho está sendo promovido e patrocinado pelo Programa das Nações Unidas e Desenvolvimento (PNUD). "A educação e o conhecimento podem propiciar a liberdade ao ser humano", afirmou Zortéa.

A comitiva, que além de Monrose, conta com o diretor de Mão-de-Obra do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, François Serge, com o diretor de Decisões Estratégicas do Ministério da Educação e Formação Profissional, Creutzer Mathurin, e com o coordenador Geral do Instituto Nacional de Formação Profissional , Jean-Claude Janvier, também esteve nas escolas do Senai-RS no Centro de Formação Profissional Antônio Jacob Renner - Canoas , no Centro de Educação Profissional Lindolfo Collor - São Leopoldo, no Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão (CETEMP) − São Leopoldo e na Escola de Educação Profissional SENAI Automotivo - Porto Alegre.

Publicado quinta-feira, 2 de Julho de 2009 - 0h00