Os cinco pontos estratégicos da nova gestão
1. Atuação pragmática nos fóruns das decisões de políticas governamentais de ordem geral, em todos os níveis, e na formulação de projetos e programas específicos direcionados diretamente ou que de alguma forma impactem as empresas privadas, buscando um ambiente institucional que fomente a competitividade do setor industrial como protagonista das transformações econômicas e sociais.
2. Inserção internacional, tanto para a prospecção de oportunidades e atração de empreendimentos, quanto pelo cotejo permanente e correções dos nossos níveis de competição.
3. Redução da burocracia nacional, simplificação tributária, e combate ao Custo Brasil e todas as formas de concorrência desleal dentro e fora do País.
4. Promoção da iniciativa privada, fortalecimento da indústria e da industrialização do Rio Grande do Sul como fatores imprescindíveis para o desenvolvimento sustentado.
5. Reafirmação do trinômio educação/inovação/produtividade implementando ações continuadas para os necessários avanços, tendo nas propostas da Agenda 2020 as visões de longo prazo.
Os cinco pilares para a atuação
1.Interlocução positiva e permanente com os Poderes Constituídos em âmbito Federal, Estadual e com os Municípios, buscando um ambiente institucional que estimule a competitividade.
2.Diálogo sistemático com os dirigentes Sindicais da indústria, com a CNI e demais lideranças setoriais, com foco na interação entre as diversas representações do empresariado nacional, estadual e das regiões do Rio Grande do Sul.
3.Geração permanente de conteúdos, em todas as formas viáveis e eficazes, na amplitude do ambiente institucional e sócio-econômico, em sintonia com as Diretorias e o Conselho de Representantes, a partir do trabalho das assessorias técnicas e dos Conselhos Temáticos, e/ou de especialistas, para o devido suporte aos posicionamentos da FIERGS e do CIERGS.
4.Articulação das cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, com atenção aos portes empresariais, características regionais e particularidades dos segmentos do setor industrial.
5.Fortalecimento da atuação institucional da FIERGS na coordenação e administração das operações do Sesi, Senai e do IEL.