Você está aqui

O Dia da Leitura Sesi, evento realizado desde 2014 pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Sul, ocorre de forma virtual neste ano, por conta da necessidade de distanciamento social. A data escolhida é 23 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro. Nesta edição, a instituição disponibiliza gratuitamente, por meio do link bit.ly/cartilha-dia-leitura , cartilhas para download com sugestões de leitura para diferentes públicos: infantil, estudantes e trabalhadores, bem como ideias de ações que possam ser feitas de forma virtual em casa ou nas empresas. Também estão disponíveis outros títulos para download por meio deste link

O índice de leitura ainda é baixo entre a população brasileira. A média é de 2,43 livros por ano, segundo a última Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro. Na região Sul do País, a estimativa de leitores é de 50% da população – considerando quem tenha lido inteiro ou em partes, pelo menos uma publicação em três meses. A ideia da ação do Sesi-RS é colocar essa prática na rotina de pessoas de todas as idades por meio de pausas para leituras coletivas, saraus e indicação de títulos – neste ano, de forma virtual. “A leitura exercita empatia, nos permite estar em lugares diversos, sem sair de casa. Ler é uma aventura contínua e tem o dom de deixar os dias melhores. Ler e importante sempre, mas em tempos de transformações drásticas e abruptas torna-se fundamental”, reflete a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

O Sesi também conta uma rede de bibliotecas físicas localizadas em 26 cidades do Estado, mas encontram-se fechadas neste momento. Endereços aqui.

Veja aqui todas as matérias e ações da FIERGS sobre o novo coronavírus

Publicado quarta-feira, 22 de Abril de 2020 - 20h20