Edital de Inovação para a Indústria está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para escolha de projetos inovadores do Edital de Inovação para a Indústria em cinco categorias, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos Senai de Inovação, 58 Institutos Senai de Tecnologia e nove Centros de Inovação Sesi. Desde que o Edital foi criado, em 2004, mais de mil projetos foram selecionados, com investimentos de mais de R$ 545 milhões. Na última edição, o Rio Grande do Sul aprovou oito projetos, além da Chamada temática – Pilotos IoT para Indústria.

Duas novas categorias estão presentes este ano: a Aliança Industrial e a Aliança + Produtiva. Na primeira, as propostas devem ser apresentadas por um grupo de empresas, que se unem para compartilhar riscos financeiros e tecnológicos. A Aliança Industrial deverá ser composta por, no mínimo, duas empresas, um Instituto Senai de Inovação ou um Instituto Senai de Tecnologia.  Os grupos podem ser formados ainda por instituições de ciência de tecnologia (ICT), universidades, startups e agentes financeiros. A Aliança + produtiva é voltada a empresas participantes do Brasil Mais Produtivo. Na primeira fase do programa do governo federal, executado pelo Senai, três mil empresas tiveram consultoria em técnicas de manufatura enxuta, ou lean manufacturing. A consultoria teve foco na redução de sete tipos de desperdícios e levou ao aumento de produtividade de 52%, em média. A intenção é que os empresários, que já tiveram ganhos com a participação no programa, continuem a buscar novas formas de elevar a produtividade de suas empresas.

Na edição 2019, o Edital de Inovação para Indústria mantém a categoria Empreendedorismo Industrial, lançada há três anos, e que estimula a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas por meio de desafios específicos lançados por empresas consolidadas no mercado. As instituições-âncora podem apresentar, a qualquer momento, chamadas para seleção de empreendedores. Cada projeto recebe investimento mínimo de R$ 250 mil, podendo a grande empresa, a seu critério, empregar quantias superiores. Até o momento, foram lançados 20 desafios nessa categoria e selecionadas 100 startups para apresentar soluções inovadoras.

O fluxo de recebimento de projetos também passa a ser contínuo, nas categorias atribuídas ao Senai, sem datas fixas como anteriormente. Ou seja, a qualquer momento, no período desta edição, os consórcios de empresas podem apresentar seu plano de desenvolvimento de novos produtos ou processos. As propostas podem abordar qualquer tema relevante para a indústria brasileira, mas há preferência por projetos nas áreas de bioeconomia e sustentabilidade; fábricas e produtos inteligentes; materiais avançados; tecnologias produtivas e manufatura aditiva.

O Sesi, por sua vez, continua a selecionar projetos inovadores em duas categorias. Na modalidade Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS), o objetivo é selecionar propostas de desenvolvimento de adaptações ou customizações de novas tecnologias, serviços inovadores, soluções nos processos e produtos, aplicados às demandas industriais.

Já a categoria Inovação Setorial em Segurança e Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde é direcionada às indústrias de construção, frigoríficos, mineração, panificação, automotivo, alimentos e bebidas. Inclui temas como higiene ocupacional; ergonomia; fatores psicossociais; longevidade e produtividade; economia para saúde e segurança; estilo de vida e saúde; tecnologias para saúde e sistemas de gestão em SST. Os projetos serão realizados durante 18 meses, com investimento máximo de R$ 350 mil por proposta para a categoria Inovação em SST e PS e R$ 600 mil para a Inovação Setorial.

O Edital de Inovação para a Indústria 2019 está organizado nas seguintes categorias:

• A. Aliança industrial;
  • B. Aliança + produtiva;
  • C. Empreendedorismo Industrial;
  • D. Inovação em segurança e saúde do trabalho (SST) e promoção da saúde (PS); e
  • F. Inovação setorial em segurança e saúde do trabalho (SST) e promoção da saúde (PS).

Informações: www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-de-inovacao-para-industria/

Publicado quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 - 15h15