Você está aqui

Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria tem 10 projetos aprovados

O segundo ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria teve dez ideias que viraram projetos e serão desenvolvidas em até 15 meses. O Edital , promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), busca fomentar a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha.

Dos dez projetos, três ficarão no Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica: Sistema de Controle de Gás e Monitoramento do Processo de Solda (Caxias do Sul); Av 2022 (Porto Alegre) e Fueiro para o transporte de madeira equipado com sistema automático de amarração e de controle de amarração da carga (Caxias do Sul). Outros três Agroturbo 2 – Controle Avançado de Processo (Porto Alegre); Kit Tração Elétrica para Veículos de transporte rodoviário (Tapera) e Tratamento de madeira por micro-ondas MITBIO – Microwave Irradiation Treatment (Esteio) ficarão no Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia. O projeto Extração de Produtos de Valor Agregado a partir de resíduos orgânicos da Agroindústria Alimentícia da Cooperativa Ecocitrus, de Montenegro, ficará no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas; assim como o Lics Tablet pH, de Selbach. O Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente vai desenvolver o projeto Água: Uma Solução Inovadora e Sustentável para Consumo Humano e o Gestão do Presenteímos ficará com o Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais.

O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (Sesi).

O terceiro ciclo está com inscrições abertas pelo site www.egii.com.br até 30 de agosto. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul.

Publicado segunda-feira, 1 de Agosto de 2022 - 16h16
30/09/2022
Educação Empresarial
30/09/2022
Institucional