Vinte e três empresas do Rio Grande do Sul assinaram, nesta quinta-feira (9), na FIERGS, o Termo de Adesão ao Projeto ABDI-Focem Petróleo e Gás. O programa tem como objetivo fortalecer a competitividade de pequenos e médios fornecedores do setor, em alinhamento com as necessidades das empresas-âncoras no Mercosul. Para prepará-los a cumprir com os pré-requisitos, serão destinados US$ 3,6 milhões, custeados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), com contrapartida da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Presente à cerimônia, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco, afirmou que a indústria gaúcha, a segunda mais diversificada do País, tem de ser também a mais competitiva. Por isso, eventos como os deste termo de adesão se tornam tão importantes. “São empresas de coragem em um momento difícil, integrantes de um setor que já mostrou a sua importância para o País”, destacou.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Paulo César Marques da Silva, a pujança do segmento de P&G é construída a partir da atividade dessas empresas, com disposição de enfrentar esse desafio “para o que vier no futuro”. A abertura do evento contou também com a participação do vice-coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Walter Câmara.

(Crédito foto: Dudu Leal)

Publicado quinta-feira, 9 de Junho de 2016 - 17h17