Você está aqui

Equipe do Senai Guaporé é primeira colocada no InspiraTech

A solução ao desafio “Como remover a serigrafia desperdiçando a menor quantidade de material plástico possível, menor custo de mão de obra e com segurança”, desenvolvido por alunos do Senai de Guaporé, foi o projeto vencedor do Inspira Tech, finalizado nesta quinta-feira (16), em Brasília. O evento é um desafio lançado pelo Ministério da Educação e Sebrae para a promoção da cultura da educação empreendedora.  O Inspira Tech é uma competição nacional, de caráter educacional, voltada à identificação e desenvolvimento por estudantes da educação profissional e tecnológica de ideias de novos negócios de base tecnológica.

Equipes do RS, SP (segundo lugar) e RJ (terceiro) foram os vencedores.

O desafio dado pela empresa Zandei Plásticos de Guaporé era solucionado por meio de recorte manual com estilete removendo em torno de 40% do frasco com serigrafia. A solução proposta pela equipe Reseplast formada pelos alunos Alex Junior da Costa, Eduardo Cristófoli, Lissara Menezes da Rosa e Maria Luísa Nunes, consiste em um equipamento automático que através de um processo de usinagem e uma esteira transportadora remove uma camada superficial do frasco. Na proposta apresentada, o material desperdiçado é reduzido para cerca de 11%, sem riscos para o operador que deve apenas alimentar o equipamento com os frascos. O tempo necessário para a execução deste processo é cerca de 50% menor em relação ao realizado manualmente. O projeto teve supervisão do instrutor Adriano Cenci e apoio dos docentes Cláudia Moraes Rigo e Ismael Pavelecini.

Também participaram da final do Inspira Tech, uma equipe do Senai Farroupilha que desenvolveu um curso gamificado ensinando a recuperar malhas com fios puxados, reduzindo o descarte, e alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas, finalistas com o projeto a Startup Recovery Waste Energy que tem como objetivo a transformação eficiente de matéria orgânica de resíduos alimentares em energia elétrica.

Crédito foto: Erivelton Viana

Publicado sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2023 - 15h15