Você está aqui

Escola de Portão recebe Prêmio SESI de Qualidade na Educação

Cerimônia de premiação ocorreu ontem em Brasília

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida, de Portão, foi a segunda colocada na categoria Escolas de Educação Básica das Redes Pública e Privada do Prêmio SESI Qualidade da Educação (PSQE), em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (3) em Brasília. A primeira colocação foi de Goiás (Colégio Estadual Alfredo Nasser). Voltado para a melhoria da educação básica, o PSQE premia a excelência na educação a partir de critérios como prática pedagógica, gestão escolar e ambiente educativo. "O prêmio incentiva a reprodução de experiências bem-sucedidas na educação brasileira e é um dos projetos do Sesi que se agrega ao Programa Educação para a Nova Indústria, lançado pela CNI no ano passado", lembra o superintendente do Sesi no Rio Grande do Sul, Edison Lisboa. "A idéia é destacar esses exemplos para que eles sejam seguidos, melhorando a educação em todo o país", disse. O PSQE é uma iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e Movimento Todos pela Educação, e se estende a todas as escolas de ensino fundamental e médio, públicas, privadas e da Rede SESI de Educação.

Concorreram 1.327 escolas em âmbito nacional. Foram selecionadas para a fase final 50 escolas da rede pública e privada de 20 estados na Categoria Um, e 10 escolas da rede Sesi de sete Estados na Categoria Dois. O Centro Educacional Sesi nº 317, de Jaboticabal (São Paulo), foi o vencedor na Categoria Dois. Na Categoria Um foram premiadas cinco escolas da rede pública e privada. Os vencedores foram, do primeiro ao quinto lugar, o Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Britânia, Goiás; Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida, de Portão, Rio Grande do Sul; Colégio Estadual Adjulio Balthazar, de Alvorada, Tocantins; Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Julia Roseira Jerônimo, de Ouro Verde, São Paulo, e Escola Estadual José Lopes Chaves, de São Valério da Natividade, Tocantins. Um representante de cada escola vencedora ganhará uma viagem para conhecer de perto uma ação educacional considerada referência na América Latina.

As outras duas escolas finalistas do Rio Grande do Sul a foram Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba − CIEP- Porto Alegre e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Jacques da Rosa Machado − Cerrito.

Como forma de contribuir para melhoria da qualidade da educação, o Sesi-RS está desenvolvendo o Programa Consultoria para Educação de Qualidade, junto à Rede Estadual de Educação, por meio de parceria firmada com o Governo do Estado. "Aproximadamente 250 escolas de Ensino Fundamental estão participando do programa, que busca qualificar a gestão com foco em resultados, tornando-as aptas a concorrerem em prêmios dessa ordem, que proporcionam o reconhecimento às instituições e à valorização do esforço de seus profissionais", afirmou Lisboa.

Publicado quarta-feira, 4 de Junho de 2008 - 0h00